ESP/CE é homenageada em evento alusivo aos 25 anos do EpiSUS

1 de agosto de 2025 - 16:50 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Elon Nepomuceno
Fotos: Laudemiro Bezerra (Ascom - SVSA/MS) e Elon Nepomuceno
Áudio: Ascom - SVSA/MS


O superintendente Luciano Pamplona (à esquerda) representou a instituição cearense na cerimônia
Foto: Laudemiro Bezerra (Ascom – SVSA/MS)

Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), teve a contribuição histórica dada ao Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS) reconhecida durante solenidade, nessa quinta-feira (31), em Brasília (DF). O momento integrou o cronograma de atividades do evento alusivo aos 25 anos da iniciativa educacional do Ministério da Saúde (MS), tendo como palco o auditório do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq).

Na ocasião, a instituição cearense foi representada pelo superintendente Luciano Pamplona, que recebeu a placa de homenagem das mãos do diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) do MS, Edenilo Barreira.


Além da autarquia cearense, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) receberam a homenagem
Foto: Elon Nepomuceno (Ascom – ESP/CE)

O EpiSUS é uma das principais estratégias de formação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 25 anos, moldamos a trajetória de mais de quatro mil profissionais, por meio dos níveis Avançado, Intermediário e Fundamental. E a gente só tem conseguido avançar nos processos por causa das parcerias firmadas com instituições Brasil afora. Reconhecemos isso! E a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) é uma delas, nos apoiando na implementação das atividades formativas e se comprometendo a operacionalizar as diretrizes do programa”, destacou Barreira em discurso feito na cerimônia.

“É importante esse reconhecimento para nós, por ter sido a ESP/CE a primeira Escola de Saúde Pública do País a realizar esse curso de forma descentralizada e com foco regional. Isso só foi possível em virtude da expertise de já termos realizado a formação em outros níveis”, disse Pamplona.

Histórico

Desde a década passada a ESP/CE fomenta o EpiSUS no território cearense, em conjunto com a Sesa. No último mês de janeiro, o equipamento formou a primeira turma do Nordeste do nível Intermediário do programa, composta por 33 alunos.

Profissionais de quatro estados da Região integraram o grupo. Eles são da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí e do próprio Ceará.

Leia também: ESP/CE e Ministério da Saúde concluem formação da primeira turma do Nordeste de programa de treinamento em epidemiologia

Já a modalidade Fundamental alcançou, desde a implantação em 2017, mais de 80 municípios alencarinos.

Mais sobre o programa

O EpiSUS é uma formação cujo objetivo é qualificar a força de trabalho em Epidemiologia de Campo, por meio da capacitação para investigação e resposta a surtos e emergências em saúde pública no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e dos demais serviços que compõem o SUS.

Foi instituído em 31 de julho de 2000, após a celebração de um acordo de Cooperação Técnica (CT) entre o MS e os Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC/EUA).

Também presente no ato solene, a coordenadora do EpiSUS, Magda Duarte, falou emocionada sobre o balanço de resultados obtidos com o treinamento. Ouça: