ESP/CE e Sesa capacitam profissionais para a implantação da Política de Educação Permanente em Saúde nos territórios
1 de agosto de 2025 - 15:12 #curso #Educação Permanente em Saúde #ESP/CE
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e Áudio: Daniel Araújo
Foto e Vídeo: Raiane Ferreira
Curso Básico de Apoiador Institucional em Educação Permanente em Saúde contemplou 15 alunos de todas as RSs do Ceará
Profissionais das cinco Regiões de Saúde (RSs) do Ceará participaram de curso da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), sobre a implantação e/ou implementação das diretrizes da Política Estadual de Educação Permanente (PEEPS).
O ciclo de aprendizagem ocorreu entre dois de junho e o último dia 18 de julho, promovendo atividades presenciais e on-line, com 60 horas de duração ao todo.
No período, a turma, composta por 15 alunos, entre enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos e farmacêuticos, teve acesso a três módulos didáticos: “Políticas Públicas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: legislação e conceitos básicos”; “Gestão e Processo de Trabalho do Apoio Institucional da Política de Educação Permanente em Saúde”; e “Pesquisa, Comunicação e Educação Popular em Saúde: potencializando e fortalecendo o SUS”.
A expectativa é de que os discentes, agora, após o fim do curso, possam atuar nos territórios, potencializando a qualificação das práticas da Educação Permanente em Saúde de modo sinérgico e complementar, a partir dos objetivos presentes no instrumento regulador.
Enquanto apoiadores institucionais da PEEPS, eles serão, ainda, os responsáveis por facilitar diálogos, mediar conflitos e ampliar possibilidades de reflexões no âmbito dos Núcleos Regionais (Nureps) e Municipais de Educação Permanente em Saúde (Numeps).
Aplicação prática
Membro do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE) e articulador do Numeps de Santa Quitéria, a cerca de 222 quilômetros de Fortaleza, George Mesquita foi um dos discentes da segunda turma da capacitação. O profissional enfatizou a importância dos conteúdos discutidos em sala de aula e a consequente aplicação prática deles na dinâmica diária de trabalho. Confira o depoimento:
Criado em 2023, o Curso Básico de Apoiador Institucional em Educação Permanente em Saúde é fruto de parceria da ESP/CE com a Sesa, por meio da Rede Saúde Escola (Rese), estratégia de gestão da Educação na Saúde da pasta estadual.
Coordenadora do projeto, Ana Paula Brilhante contextualiza a relevância da iniciativa e os resultados esperados. Assista:
A enfermeira Silvinha Costa também fez parte da turma e destacou o fortalecimento dos serviços em saúde nos municípios como reflexo da capacitação. Ouça o depoimento:
A PEEPS
A Política Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEEPS) foi homologada em 2022, com o objetivo de promover a formação e a qualificação permanente dos trabalhadores, gestores, conselheiros e comunidade, de forma articulada e em conformidade com as necessidades e a transformação do trabalho, dos processos formativos e das práticas de EPS no Ceará.