Sesa promove seminário para capacitar municípios sobre novo modelo de financiamento da Atenção Primária

22 de abril de 2025 - 16:05 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e Fotos: Kelly Garcia


De acordo com a coordenadora de Atenção Primária da Sesa, Thaís Facó, a intenção é capacitar os gestores nos municípios

Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou o “Seminário Estadual da Atenção Primária à Saúde: o Novo Financiamento em Debate”, nesta terça-feira (22), na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

A programação, voltada aos coordenadores e técnicos da Atenção Primária dos municípios e regiões de Saúde, expôs como funciona a aplicação prática do novo sistema de financiamento dessa assistência nas cidades, assim como o acompanhamento territorial e os indicadores de desempenho nas equipes de Saúde da Família.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária da Sesa, Thaís Facó, a intenção é capacitar os gestores nos municípios. “Como ocorreram mudanças no elenco de indicadores e nas diretrizes de repasse do financiamento da Atenção Primária, queremos que os gestores aprendam e tirem todas as dúvidas sobre o novo sistema”, disse.

Durante essa terça, os representantes de todas as regiões de saúde dispuseram de orientações, teóricas e práticas, sobre os novos indicadores de financiamento, com técnicos do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Conasems/CE) e do Ministério da Saúde (MS).

Segundo a gestora, os novos modelos de financiamento irão proporcionar ainda mais qualidade ao acompanhamento feito na Atenção Primária. “O objetivo é qualificar a estratégia de trabalho da saúde da família. Um exemplo é a exigência da confirmação do cadastro de cada família a cada dois anos, para confirmar que estejam realmente sendo acompanhadas”.

Para a Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Ceará, Kelly Arruda, o estado permanece como exemplo na Atenção Primária. “Somos exemplo para outros estados brasileiros, sempre dando apoio aos municípios para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e quanto mais nos organizamos e nos unimos, melhor fica a assistência aos pacientes”, destaca.

A coordenadora da Atenção Básica do município de Porteiras, Alana Lourenço (foto), viajou 520 quilômetros até Fortaleza, para participar da capacitação. “Esse é o meu primeiro ano na coordenação, então, fiz questão de vir para sanar todas as minhas dúvidas, que são muitas”, diz.