Docentes da ESP/CE passam por oficina voltada ao desenvolvimento de cursos
31 de março de 2025 - 15:31 ##Desenho de Currículo #ESP/CE #Oficina
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e Áudio: Daniel Araújo
Foto e Vídeo: Raiane Ferreira
Iniciativa contempla cerca de 40 profissionais envolvidos nos projetos educacionais da autarquia
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) deu início, neste mês de março, a um novo cronograma de capacitações voltadas ao corpo docente da autarquia. Desde a última quarta-feira (26), cerca de 40 profissionais participam da Oficina de Desenho de Currículo Baseado em Competências. Com atividades presenciais e a distância, a iniciativa aborda, a partir da aplicação de metodologias fundamentadas em competências, os princípios conceituais e os processos necessários para a formatação e o planejamento de cursos de longa e curta duração.
Conduzido pelo coordenador da Assessoria de Desenvolvimento Educacional (Adese) da ESP/CE, José Batista Tomaz, o treinamento integra o eixo educacional do Programa de Desenvolvimento do Colaborador (PDC), possuindo 40 horas de duração.
Segundo Batista, a expectativa é de que os participantes possam aplicar os ensinamentos adquiridos durante a elaboração das matrizes curriculares dos cursos de aperfeiçoamento e de pós-graduação disponibilizados pela ESP/CE. Assista e saiba mais detalhes:
Relato de quem faz
Colaboradora e docente da Gerência de Educação Profissional em Saúde (Gepro) da autarquia, Camila Aguiar é uma das alunas da turma e enfatiza a relevância do momento para o aprimoramento da rotina profissional dela. Ouça:
“Essa experiência vai nos ajudar a desenvolver competências de organização em diferentes contextos e cenários de aprendizagem. Tudo com base nas premissas do Projeto Político Pedagógico (PPP). Aprendemos, por exemplo, como utilizar os 10 passos para uma eficiente construção do desenho de um currículo para qualquer curso”, complementa.
Já para Bruna Quinto, docente da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc), participar da formação está sendo uma oportunidade de potencializar técnicas e renovar conhecimentos.
“A metodologia é um grande diferencial das formações executadas pela ESP/CE, e é o que faz esse momento importante tanto para os profissionais que ainda não tiveram contato com a construção de matriz curricular baseada em competências quanto para para aqueles que tiveram o contato na prática, durante a elaboração curricular dos cursos, como no meu caso”, explica a profissional.
Ainda de acordo com José Batista Tomaz, o próximo encontro presencial da turma acontecerá nesta quarta-feira (2). Ao fim da capacitação, os participantes deverão realizar uma rodada de apresentações dos projetos de intervenção desenvolvidos ao longo do percurso formativo e que deverão ser incorporados nos futuros cursos desenvolvidos pela instituição.
“Ou seja, a gente não quer só que eles aprendam conceitos. Nossa intenção é que eles apliquem esses ensinamentos no cotidiano deles, já que estamos em um processo educacional voltado para a prática docente”, explica o coordenador.