Residência Médica em Rede: Saúde do Ceará forma 76 novos médicos especialistas

14 de fevereiro de 2025 - 16:58 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos e Vídeo: Raiane Ferreira


Profissionais poderão atuar em áreas como Administração em Saúde, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria

Em solenidade marcada por emoção e reconhecimento, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) celebraram, nessa quinta-feira (13), a conclusão das atividades formativas de mais uma turma da Residência Médica em Rede.

O evento aconteceu na sede da autarquia, em Fortaleza, reunindo concluintes, familiares, supervisores, tutores e gestores das instituições executoras dos programas de formação.

Durante discurso aos presentes, o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, reforçou o caráter inovador que esse modelo de ensino tem no desenvolvimento dos profissionais de saúde. “Vocês estão sendo formados para a nossa rede, que é um ambiente ideal, justamente por permitir que os residentes circulem em todos os campos de prática do sistema público de atendimento e atuem no perfil em que estejam se especializando”, afirmou.

Residente de Pediatria, Liana Saraiva, 28 (foto), integrou o grupo de 76 discentes prestigiados no momento solene. Ela conta que, desde o período da faculdade, já sabia que queria ser pediatra e da referência que a ESP/CE é no campo da Pós-graduação em Saúde. 

Concluída a especialização, a profissional projeta os novos passos da carreira. “Quero seguir o trabalho e conhecer ainda mais sobre o que a Pediatria pode me oferecer para além do treinamento em serviço. E se tem algo que eu levo desse processo de aprendizado, na Residência Médica, é a autonomia que hoje tenho para realizar minhas atividades em qualquer hospital do País”, enfatizou.  

Para a residente de Ginecologia e Obstetrícia, Mirella Fernandes, o fechamento desse ciclo representou a realização de um sonho. Assista ao depoimento:

A cerimônia marcou não apenas um encerramento, mas um novo começo aos médicos, que poderão atuar nas áreas de Administração em Saúde, Cirurgia Geral, Emergência Pediátrica, Medicina de Emergência, Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria. Diretora de Pós-graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa destacou os impactos da chegada dos novos especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Agora, o grupo se dedica, até o fim de fevereiro, às últimas agendas nas respectivas unidades de atuação. Em seguida, volta às atenções para a consolidação do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR), que chancelará o diploma do curso.

Histórico

O modelo de formação em rede foi lançado pela ESP/CE em 2012. Considerada “padrão ouro”, a iniciativa educacional já diplomou 294 profissionais da medicina em diversas especialidades. Ouça mais detalhes na fala da gerente de Residência Médica da ESP/CE, Alciléa Carvalho.