ESP/CE conclui participação na 8ª Feira do Conhecimento; tecnologias educacionais e projetos de pesquisa são destaque no superestande da autarquia
25 de novembro de 2024 - 15:52 #ESP/CE #Feira do Conhecimento #inovação #saúde #Simulação Realística
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Fotos e vídeo: Raiane Ferreira
No ambiente expositivo da instituição também havia um cenário hospitalar realístico
Carol Rocha, 16, tem o sonho de ser enfermeira. Ela está no segundo ano do ensino médio e visitou empolgada o superestande da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), montado na 8ª Feira do Conhecimento.
“Ao chegar aqui [no evento], fui logo procurar expositores com foco na saúde, área que eu gosto. Hoje, pude conhecer um pouquinho da ESP/CE e meus olhos brilharam ao saber das metodologias de ensino envolvendo a simulação realística”, explicou.
A visita da jovem foi uma das dezenas recebidas pelo espaço ao longo de três dias de programação, que contou com atividades voltadas às áreas de Inovação, Pesquisa e Inteligência em Saúde. Totens com jogos interativos também foram disponibilizados e estimularam a interação dos participantes.
Segundo o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia da ESP/CE, Sales Ávila, a presença da instituição na FDC teve o objetivo estratégico de alcançar novos públicos. Assista ao depoimento do gestor:
Roberison Alves (foto), 46, por exemplo, atua como coordenador do projeto Jovem Aprendiz, da Secretaria da Proteção Social do Estado (SPS), em Aquiraz (CE), e teve o primeiro contato com o equipamento de ensino durante a passagem pelo ambiente expositivo.
“Hoje, eu trouxe comigo 55 estudantes que estão inseridos nas empresas cadastradas no projeto, para que tenham acesso à informação e à tecnologia. Eles têm entre 16 e 22 anos e, nesse período, desenvolvem aptidões em diversas áreas. Já tivemos, inclusive, jovens que começaram a trabalhar na Odontologia e na Educação Física. Por isso, acho importante que eles tenham conhecimento do papel importante desempenhado pela ESP/CE”, explica. Ouça o depoimento completo de Alves:
Sobre a FdC
A 8ª Feira do Conhecimento foi uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
Palestras com nomes nacionais, exposições, campeonatos, entre outras ações, movimentaram o Centro de Eventos (CEC), em Fortaleza, durante os dias 21, 22 e 23 de novembro.
Ao todo, 270 expositores contribuíram com a iniciativa, que gerou, ainda, mais de 80 horas de conteúdo relacionado à promoção da ciência, da tecnologia, da inovação e dos negócios.