Com participação de ex-presidente da Abrasco, ESP/CE realiza 3º Encontro de Preceptores da Residência Multiprofissional

22 de novembro de 2024 - 16:59 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo e Juliana Marques
Arte gráfica: Rafael Medeiros
Vídeo e Áudio: Elon Nepomuceno

Médico sanitarista Gastão Wagner conduziu a conferência magna “Formação Interprofissional e o Método de Gestão de Coletivos”

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizou, nesta sexta-feira (22), o 3º Encontro de Preceptores da Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti).

Cerca de 225 profissionais do corpo docente dos programas participaram do evento, que contou com conferências e oficinas. Segundo a gerente de Residência Multiprofissional da autarquia, Kellyane Munick, a reunião teve o objetivo de capacitar e integrar as equipes, além de alinhar estratégias. Assista ao depoimento da gestora: 

O médico sanitarista e ex-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) Gastão Wagner conduziu a conferência magna Formação Interprofissional e o Método de Gestão de Coletivos, abrindo os trabalhos do dia. “Enquanto nosso objeto de estudo, a saúde não diz respeito somente à doença, ela lida, muitas vezes, com os sofrimentos e as vulnerabilidades das pessoas. E a nossa formação precisa ter esse componente de subjetividade, de manejo humano, tratando o outro como cidadão”, destacou o especialista.

Já no período da tarde, os docentes puderam discutir um tema levantado no último encontro do grupo: a avaliação situacional dos residentes. A diretora de Pós-graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, esteve à frente da atividade.

Relato de quem faz parte

Coordenadora do programa de Pediatria do Hospital Infantil Abert Sabin (Hias), unidade da Sesa, Larissa Loiola relata o valor do evento para o desenvolvimento da preceptoria. Ouça os detalhes:


Residência Multiprofissional

Constituída por 16 programas de caráter interfederativo, interinstitucional e descentralizado, a Resmulti ESP/CE é a maior do Nordeste

Ao longo dos últimos 11 anos, 2.309 profissionais foram formados pela instituição cearense que, atualmente, opera a iniciativa em 26 municípios do estado.