Saúde do Ceará marca presença na 8ª Feira do Conhecimento com dois estandes; saiba mais sobre a programação

19 de novembro de 2024 - 17:47 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Foto: Fernanda Teles

Evento contará com estandes da pasta estadual e da ESP/CE

Exposição de animais peçonhentos e do ciclo reprodutivo do mosquito da dengue, jogo sobre ISTs e distribuição de preservativos serão alguns dos serviços disponíveis no estande da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), na 8ª edição da Feira do Conhecimento (FdC). O evento, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), começa nesta quinta-feira (21) e segue até o sábado (23), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

No dia 21, a programação da Sesa terá início às 13h, com a distribuição de fôlderes informativos, autotestes de sorologia do HIV e de preservativos. Na sexta-feira (22), uma equipe do Centro de Simulação do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Sesa, mostrará como acontece a assistência em saúde. Outra atração do espaço serão os animais peçonhentos e a exposição do ciclo reprodutivo do Aedes aegypti.

No sábado (22), a partir das 10h, o Samu 192 Ceará estará presente para fazer demonstrações de primeiros socorros em caso de engasgo ou de parada cardíaca. Outra atração será o jogo das ISTs, com a infectologista Melissa Medeiros, que também coordena o serviço de Telessaúde da Sesa.

Durante os três dias de evento, por meio de vídeos e de trabalhadores da saúde presentes no local, o público poderá conhecer mais sobre a Telemedicina, que faz parte do Núcleo de Telessaúde da Sesa. Criada em 2013, a iniciativa dispõe de 21 especialistas que atendem on-line e repassam informações para facilitar os diagnósticos e aprimorar a assistência à população em todo o Estado.

Educação, Inovação e Pesquisa

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Sesa, também terá um estande. No espaço, serão apresentados os principais produtos e serviços desenvolvidos pelo equipamento nas áreas da Educação na Saúde, Inovação e Pesquisa.

O diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde da ESP/CE, Sales Ávila, ressalta o momento como uma oportunidade estratégica para estreitar o relacionamento da autarquia com outras instituições e a sociedade civil. Ouça mais detalhes no áudio abaixo:

 

Sobre a FdC

A Feira do Conhecimento terá uma programação diversa, incluindo palestras com nomes nacionais, exposições, campeonatos e atividades para todas as idades. Entre as atrações, estão os Torneios de Robótica e E-Sports, os concursos Ceará Faz Ciência e Salão do Inventor, além da maior premiação para a Inovação no estado: o Ceará Awards.

A FdC também abrigará as Arenas Metagames, Drone, Ceará Jogos e Pocket Ciência. Os visitantes do evento terão a oportunidade de conferir Museus Científicos e Mostra de Tecnologias Sociais, participar das apresentações do Ciência Itinerante e assistir a sessões do Planetário.