Trabalhadores da ESP/CE concluem curso sobre Inteligência Artificial
24 de outubro de 2024 - 11:16 #capacitação #escola de saúde pública do ceará #Inteligência artificial
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e fotos: Juliana Marques
Encerramento da capacitação foi marcado pela apresentação de soluções desenvolvidas pelos alunos; a facilitadora Ana Luiza Barros conduziu o momento
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) concluiu, na última terça-feira (22), as atividades da primeira turma do Curso de Introdução à Inteligência Artificial (IA).
Pelo menos 24 trabalhadores da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) participaram da iniciativa, que contou com aulas presenciais e momentos de aprendizagem em ambiente virtual.
Ao longo da capacitação, o grupo pôde adquirir conhecimentos sobre diversos conceitos de IA, abrangendo a utilização de ferramentas, o gerenciamento de tarefas, além da análise de dados e a criação de conteúdos.
No encerramento do projeto educacional, os alunos apresentaram soluções desenvolvidas em equipe, a partir dos mecanismos discutidos em sala de aula. As explanações foram examinadas pela professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e facilitadora do curso, Ana Luiza Barros, além do coordenador de Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Paulo Leão, e do diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde da ESP/CE, Sales Ávila.
A capacitação seguiu um cronograma de 20 horas, com atividades presenciais e em ambiente virtual
“Desde a primeira aula do curso de IA, fiquei encantada com as inúmeras possibilidades de otimização da nossa rotina, utilizando as ferramentas certas. Parabenizo a todos que estiveram à frente da organização do curso e pela escolha da facilitadora, que transmite o conhecimento de uma forma leve e compreensível”, relata a chefe do gabinete da Superintendência da ESP/CE e uma das alunas, Carolina Teixeira.
Em novembro, uma nova turma deve ser aberta para a comunidade interna da instituição de ensino.