ESP/CE alcança nível máximo de integridade em avaliação da CGE

6 de setembro de 2024 - 16:38 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e foto: Elon Nepomuceno

Diagnóstico considerou a avaliação de 11 componentes

“Sermos reconhecidos pela sociedade como uma escola de excelência na formação e qualificação da força de trabalho do SUS é a nossa meta diária. E esse tipo de avaliação externa é importante porque valida o esforço feito por todos que fazem a autarquia.” A declaração do superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Luciano Pamplona, vem após a instituição alcançar o percentual global de 83,43% no Diagnóstico de Integridade aplicado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).

O índice eleva o equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) ao nível “otimizado”, a maior faixa de valoração. Durante o processo, foram analisados 11 componentes: Gestão Estratégica; Mapeamento e Padronização dos Processos; Gestão de Riscos; Monitoramento das Atividades e dos Resultados; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Patrimonial; Gestão de Tecnologia da Informação; Controle Interno e Ouvidoria; Transparência Pública e Comunicação; Aplicação do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual e Ações Anticorrupção, de Prevenção e de Combate a Fraudes e Responsabilização Administrativa.

A assessora de Controle Interno e Ouvidoria da ESP/CE, Emanuelle Damasceno, explica que, ao longo dos últimos meses, uma agenda estratégica foi estabelecida para levantar indicadores e entender de que forma eles atendiam às demandas da CGE. “Mobilizamos um grupo de trabalho, por meio de reuniões regulares, com o objetivo de avaliar o grau de maturidade de integridade de cada eixo. Nesse sentido, diversas áreas puderam contribuir, sinalizando as boas práticas desenvolvidas.”

Com o recebimento do diagnóstico, a ESP/CE, agora, elaborará o Plano de Integridade para suprir as eventuais lacunas identificadas, indicando cronograma de execução e responsáveis, de acordo com as prioridades elencadas.

Sobre o programa

O Programa de Integridade tem a finalidade de conhecer o funcionamento dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, avaliar a estrutura de controle interno e identificar oportunidades de melhoria e fragilidades que possam impactar no alcance dos objetivos institucionais. A CGE , enquanto órgão central do Sistema de Controle Interno, coordena a implantação da iniciativa, orientando, validando e monitorando a aplicação dos instrumentos.