ESP/CE inicia acompanhamento de mentoria para projetos aprovados em jornada de aceleração

22 de agosto de 2024 - 16:34 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e Fotos: Daniel Araújo

Pensar no suporte redutor de berço para recém-nascidos como um acessório seguro, prático e sustentável. Foi partindo dessa premissa que o fisioterapeuta José Liberato de Carvalho idealizou a criação de um protótipo para organização postural de bebês baseado no método de conforto conhecido como “ninho”.

O profissional é um dos aprovados no chamamento público para aceleração de desenvolvimento de hardware realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), por meio da aceleradora de soluções CriarCE, com o apoio da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), no eixo da saúde.

Ex-aluno da última turma do Curso de Aperfeiçoamento em Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção, disponibilizado pela autarquia da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Liberato conta que o pensamento voltado para a sustentabilidade e a aplicação prática no ambiente do serviço em saúde são os eixos essenciais do projeto dele.

“A nossa proposta com o ninho 3D é reduzir o número de lençóis utilizados pelos hospitais nos cuidados intensivos aos bebês, bem como otimizar o tempo das enfermeiras e auxiliares de enfermagem na execução das suas atividades e proporcionar mais segurança e conforto durante o manuseio desses pequenos pacientes nas unidades de saúde”, detalha.

Uma outra iniciativa contemplada pelo certame foi a do residente multiprofissional da ESP/CE, Ismael Lima, que conta mais detalhes no áudio abaixo:

Dois bolsistas do equipamento também integram a lista de admitidos no processo seletivo: Kelma Souto, com o trabalho intitulado “Órtese Mamária”; e Marcos Oliveira, desenvolvedor do “Sistema de Desinfecção”.

O início da jornada

Ao todo, 20 projetos de diversas áreas foram selecionados, sendo 12 deles voltados à saúde. A partir de agora, os autores das iniciativas receberão suporte técnico especializado, além de acesso a uma infraestrutura avançada para desenvolver as soluções de hardware.

O objetivo é criar um ambiente propício à transformação de ideias inovadoras em produtos viáveis e de alto impacto.

A jornada de aceleração de hardware se dará em 11 etapas sucessivas, como prova de conceito e levantamento de requisitos. Cada uma delas conta com workshops, testes, consultorias e mentorias.

Expertise compartilhada

Na última segunda-feira (19), o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia da ESP/CE, Sales Ávila, abriu os trabalhos do programa com o seminário “Introdução ao Desenvolvimento do seu Produto”.

“Hoje a ESP/CE tem expertise para apoiar a validação de produtos de inovação na área da saúde. Nós temos um Centro de Simulação Realística que já faz um trabalho no campo da formação dos trabalhadores do sistema público, mas que também tem a possibilidade de apoiar esses projetos nas etapas de usabilidade e treinamento”, destaca.

Atividade aconteceu na sede da Secitece, em Fortaleza, reunindo autores dos projetos aprovados e profissionais interessados na temática

Para o coordenador da CriarCE, Thiago Barros, a lógica do trabalho que tem sido desenvolvido por meio das parcerias entre as instituições intersetoriais no Ceará tem garantido bons resultados.

“Quando a gente fala que o Ceará precisa investir em aceleração de hardware faz muito sentido porque o crescimento econômico de um estado está ligado, sobretudo, aos impostos ligados à indústria, ou seja, a produtos cívicos relacionados à criação de hardwares”, explicou o gestor, destacando a relevância do impulsionamento e a entrada no mercado dessas iniciativas em criação.


Thiago Barros (na foto, de camisa azul) destacou o caráter intersetorial das iniciativas realizadas nos campos da inovação e da tecnologia, durante workshop

A expectativa é de que o ciclo de aceleração siga até meados do primeiro semestre de 2025.

Leia também: ESP/CE e Secitece assinam termo de cooperação técnica para ampliar ações de inovação e pesquisa