Anatomia e necropsia: ESP/CE e SVO lançam curso de qualificação

26 de julho de 2024 - 13:49 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto e vídeo: Raiane Ferreira

Iniciativa educacional contempla 20 profissionais das mais diversas áreas do órgão de serviço estratégico

“Espero adquirir muito conhecimento, pois esse curso foi muito esperado. Tenho certeza que vai agregar muito e aprimorar o nosso serviço. Até agora, o que vi nessas primeiras aulas já foi bastante satisfatório”. Esse é o relato da técnica laboratorial do Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado (SVO), Camila Saboia.

Ela e outros 19 profissionais de diversas áreas do equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) ingressaram na primeira turma do Curso de Qualificação em Anatomia e Necropsia. A capacitação, que teve início neste mês e segue até novembro, é fruto de parceria entre o órgão elucidador de causas de mortes naturais e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

Veja mais detalhes do depoimento de Camila Saboia

 

De acordo com a coordenadora do centro de estudos do SVO, Márcia Andrade, a busca pela instituição de ensino, para o desenvolvimento da iniciativa, foi estratégica.

“A ESP/CE é uma instituição de suma importância dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), na qualificação dos nossos profissionais. Por isso, nós a procuramos para essa cooperação técnica. Iniciamos há três anos esse sonho e, aos poucos, estamos conseguindo tornar tudo uma realidade”, comemora.

“É um serviço bem peculiar e que precisa ser feito de maneira responsável. Além disso, toda a equipe deve estar muito bem preparada para atuar de maneira coletiva na produção e entrega de dados”, complementa Andrade.

Cronograma

O projeto educacional abordará, ao longo dos meses, diversas temáticas, como as políticas públicas e a biossegurança, enfatizando as questões legais da necropsia, além da produção de indicadores epidemiológicos, entre outras.

Segundo a responsável técnica pelo curso e integrante da Gerência de Educação Profissional em Saúde (Gepro) da ESP/CE, Andrea Serpa, foram muitos encontros, discussões e planejamento até a finalização do cronograma de atividades da capacitação.

“Ao longo desse período, após a construção da matriz de competências elaborada, seguimos para a oficina de formação dos docentes que atuariam no curso e, em sequência, houve a seleção dos alunos”, detalha.

O grupo tem um calendário com dois encontros semanais na ESP/CE e exercícios práticos no serviço de verificação.

Atuação

O SVO é referência estadual na realização gratuita de necropsias para a elucidação de mortes naturais não definidas. Instalado em Fortaleza, o equipamento funciona de domingo a domingo, 24 horas por dia, investigando, ainda, óbitos súbitos sem indícios de violência, falecimentos domiciliares sem assistência médica, além daqueles registrados em pronto atendimento ou em via pública sem razões determinadas.