Vigilância de Óbitos: ESP/CE capacita nova turma de profissionais da APS

11 de junho de 2024 - 16:01 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz e Raiane Ferreira


Aulas da iniciativa tiveram início no última dia 3 de junho, na sede da instituição

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), concluiu, nesta terça-feira (11), as atividades de mais uma turma do Curso Básico de Vigilância dos Óbitos Materno, Infantil, Fetal e com Causa Básica Mal Definida.

As aulas da capacitação ocorreram na sede da autarquia, em Fortaleza, reunindo 40 profissionais das Superintendências Regionais Norte, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Fortaleza que atuam na notificação de mortes no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

Durante a trilha de aprendizagem, a turma pôde desenvolver e qualificar competências relacionadas aos processos de análise e investigação das ocorrências junto ao Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS).

A técnica de Vigilância Epidemiológica, Liwanna Yakima (foto), foi uma das alunas e diz acreditar que o curso terá importantes resultados nos mais diversos municípios cearenses.

O conteúdo aqui compartilhado vai nos ajudar a evitar problemas e possíveis omissões nas questões dos óbitos materno, infantil e, principalmente, naqueles relacionados à evitabilidade desses casos, seja por uma maior acuidade ou vigilância na parte dessas investigações“, opinou.