ESP/CE sedia reunião extraordinária da Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará

22 de março de 2024 - 11:36 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz


A partir do encontro, foram estabelecidas ações e indicadores a serem desenvolvidos em conjunto pelas escolas de governo da iniciativa

Importante meio de articulação para troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, a Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará realizou a primeira reunião extraordinária do colegiado. O encontro aconteceu nessa quinta-feira (21), na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), instituição membro da iniciativa.

O superintendente da autarquia, Luciano Pamplona, que é um dos titulares do grupo, recepcionou os representantes de outros seis órgãos estaduais e municipais presentes e abriu os trabalhos do dia. 

Durante a agenda, foram estabelecidos objetivos com ações de resultados e indicadores a serem desenvolvidos em conjunto pelas entidades que compõem a Rede, visando o fortalecimento da capacitação dos servidores e líderes do Estado, além de estimular o fomento da gestão do conhecimento e as parcerias interinstitucionais no território cearense. 

Todas as definições ocorreram por meio de oficina organizada por um grupo de trabalho orientado pelo consultor e servidor da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Wilton Bessa. 

Conhecimento compartilhado

Segundo Dulce Ane Lucena, diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), a equipe tem como uma das prioridades de atuação a elaboração de novas estratégias de gestão do conhecimento


Diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, Dulce Lucena conduziu parte das atividades da oficina

Temos de possibilitar isso para todos os órgãos. E trabalhar nesse sentido para que os saberes realizados no âmbito das escolas de governo do Ceará possam ser compartilhados e gerem frutos não apenas para uma ou duas, mas para todas as instituições da nossa Rede”, pontuou.  

Colaboradora da Assessoria de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Adese) e suplente da ESP/CE na Rede, Wilma Lins destacou o fortalecimento do grupo ao longo dos anos e o trabalho realizado pelo coletivo no estado. “O acordo estabelecido entre as escolas que compõem esse grupo é de ajuda mútua. A gente só tem a ganhar com esse conjunto de ações possíveis, sobretudo no campo das capacitações que podemos disponibilizar aos profissionais da ESP/CE”, finaliza.    

Participaram do encontro membros da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), Escola Superior do Ministério Público  (ESMP), Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR) e Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), vinculado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além de Luciano Pamplona e Wilma Lins, a secretária escolar Ana Lúcia Xenofonte, representou a ESP/CE na agenda.

Rede de Escolas de Governo

Criada em novembro de 2009, a Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará tem como principal objetivo implantar e aprimorar as políticas de formação e educação permanente para os trabalhadores do serviço público no estado.

O órgão vem difundindo metodologias destinadas à melhoria das atividades de ensino, criando mecanismos de divulgação das boas práticas educacionais, por meio da página institucional na internet, na realização de seminários, simpósios e outros eventos da mesma natureza. 

A ideia é a de se oportunizar a participação dos trabalhadores do serviço público em cursos e outras ações pedagógicas realizadas em conjunto, ou por disponibilidade de vagas em atividades educacionais da programação das escolas que compõem a rede.