Educação Permanente em Saúde: ESP/CE prevê capacitação de 6 mil profissionais do SUS em 2024

26 de fevereiro de 2024 - 15:39 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto: Elon nepomuceno
Vídeo: Raiane Ferreira

Atualizada em 06 de março de 2024
Considerada a Casa da Educação na Saúde do estado, a ESP/CE tem no auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes um dos principais espaços de formação para os profissionais de saúde

Com uma projeção de capacitar mais de 6 mil pessoas, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) começa a executar, neste mês de março, o novo cronograma de cursos pactuados para 2024.

De acordo com a Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da autarquia, ao todo, 47 projetos educacionais serão disponibilizados, abrangendo as áreas de Vigilância em Saúde, Saúde Mental, Oncologia, Doenças Infecciosas, Enfrentamento à Violência, Acessibilidade e Inclusão.

A gestora da Dieps, Suzyane Barcelos, explica que as formações foram definidas considerando as necessidades e estratégias da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). 

A capacitação dos trabalhadores do sistema público de saúde é uma das nossas principais entregas junto ao planejamento estratégico da Sesa. Estamos bem otimistas com esse novo panorama e a ampliação do número de profissionais a serem capacitados pela ESP/CE”, afirmou Barcelos, adiantando a possibilidade de ampliar o leque de capacitações ao longo do ano. 

Ainda podem integrar o portfólio da ESP/CE formações que tratam de Saúde Materno Infantil, Transplantes, Diabetes, Serviços de Urgência e Emergência, Saúde Indígena, População LGBTQIA+ e Regulação em Saúde. 

O quantitativo prospectado para 2024 supera os próprios resultados alcançados pela diretoria em 2023, quando 3.951 trabalhadores participaram de cursos básicos, de atualização e aperfeiçoamento realizados pelo setor. “Esse foi um período importante para a ESP/CE porque conseguimos executar ações de educação na saúde que implicaram em mudanças reais nos ambientes de trabalho onde essas pessoas atuam”, ressalta Suzyane. Aperte o play e saiba mais

Ingresso

Para grande parte das atividades formativas previstas, a seleção dos participantes se dará por designação dos gestores de saúde dos próprios municípios, considerando as requisitos apresentados pela gestor do nível central e necessidades dos territórios.

Reestruturação Organizacional

Protagonista na formação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará, a ESP/CE iniciou 2024 com uma reorientação das entregas junto à sociedade.

Para o quadriênio de 2024 – 2027, a instituição tem como meta, além de potencializar a força de trabalho em Saúde via Educação Permanente, fortalecer o SUS a partir da aplicação de projetos vinculados à ciência, à inovação e à tecnologia, a fim de promover a qualidade de vida dos cearenses.  

LEIA MAIS: Planejamento Sesa 2027 reúne gestores em torno do alinhamento de estratégias para a saúde no Ceará

A assessora de Desenvolvimento Institucional e Comunicação (Adins) do órgão, Geni Carmen, ressalta o alinhamento existente entre as metas da autarquia estadual e as da Sesa ao longo dos próximos quatro anos. 

“Todo o processo de construção do planejamento da secretaria está ancorado nos princípios de integridade da gestão pública. E a ESP/CE segue esses preceitos. Essa nova estrutura organizacional foi pensada para orientar sua organização, uma vez que suas ações se basearão nesses propósitos”.  

Aprovada por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 2023, a nova estrutura organizacional do equipamento prevê a execução de atividades nos campos do ensino, pesquisa básica ou aplicada em caráter científico ou tecnológico, além da inovação e geração de conhecimento em saúde pública.