Epidemiologia de Campo: ESP/CE conclui construção curricular de nova especialização

21 de fevereiro de 2024 - 10:32 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto e Vídeo: Raiane Ferreira

O projeto, coordenado em nível estadual pela ESP/CE, vai transformar o Ceará em um polo para a formação de epidemiologistas de campo no Nordeste

Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) avança na implantação do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS-Intermediário) no estado.

Nessa terça-feira (20), representantes da autarquia concluíram o desenho curricular da especialização que integrará a iniciativa. O momento se deu por meio de uma oficina e contou com a participação de duas profissionais do Ministério da Saúde (MS), entidade responsável pela coordenação das atividades em nível nacional.

Durante a agenda em Fortaleza, a coordenadora do EPiSUS, Magda Duarte, e a líder do nível intermediário, Danniely Soares, estiveram junto às equipes da Gerência de Pós-Graduação em Saúde (Gepos) e da Assessoria de Desenvolvimento Educacional (Adese) da ESP/CE definindo as diretrizes.

A ideia do nosso trabalho é ajustarmos o que temos feito nacionalmente e de acordo com os padrões internacionais aliado a tudo aquilo o que a ESP/CE já preconiza e representa para a certificação e a operacionalização dos cursos presentes do portfólio da instituição”, destacou Duarte.

LEIA MAIS: Ceará será polo de formação para epidemiologistas de campo no triênio 2024-2026

O projeto tem previsão para iniciar ainda em 2024, tornando o Ceará um polo para a formação de epidemiologistas de campo dos nove estados nordestinos. A expectativa é alcançar cerca de 90 profissionais de saúde em três anos.

Essa é uma formação que vem atender não só a demanda do Ceará, mas de toda a Região Nordeste. Estamos traçando os perfis dos profissionais que estarão aptos a participar da iniciativa, mas, a princípio, um dos requisitos será noções básicas nas áreas de Vigilância em Saúde e Epidemiologia”, adiantou a gerente de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Ligia Lucena.

A estratégia de descentralização da iniciativa via autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e os impactos da capacitação nos serviços de Saúde da Região foram pontuados pela coordenadora do EPiSUS. Veja no vídeo:

A formatação do currículo

Obedecendo às diretrizes do Projeto Político Pedagógico (PPP) da ESP/CE, os programas educacionais são estruturados em uma matriz curricular que considera as competências dos cursos, além das naturezas multidisciplinares e integradas.

A proposta exige, portanto, o contínuo redesenho das metodologias e estratégias pedagógicas das formações, bem como a aplicação em conformidade com aquilo o que é proposto e o que é praticado ao longo da execução dos projetos.