ESP/CE intensifica articulações para ampliar portfólio da Resmulti

26 de janeiro de 2024 - 09:16 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Arquivo pessoal

A Residência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, segunda a ser disponibilizada em todo o Brasil, deve iniciar ainda neste semestre

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) cumpriu uma série de agendas interinstitucionais ao longo desta semana, com o objetivo de alinhar e encaminhar projetos vinculados à Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) da autarquia.

Na última quarta-feira (24), uma equipe da Gerência de Residência Multiprofissional (Gremu) esteve no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest), em Fortaleza, para tratar sobre o novo programa de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Idealizada em caráter pioneiro no Nordeste, a iniciativa, segunda a ser disponibilizada em todo o Brasil, está prevista para começar no próximo mês de março. Cerca de 10 residentes devem integrar a primeira turma, que terá como um dos cenários de prática a sede do Cerest Manuel Jacaré.

Estiveram presentes na reunião, representando a ESP/CE, a gerente de Residência Multiprofissional, Kellyane Munick, e o tutor do componente comunitário da Resmulti, Edmilson Gomes. Já pelo Cerest, compareceram o chefe de unidade técnica, Francisco de Souza; a assistente social, Rotseana Bezerra; o engenheiro de Segurança do Trabalho, Sérgio Cruz; o diretor Administrativo-financeiro, Oscar Filho; a secretaria executiva do Conselho Gestor, Maria de Almeida; e o enfermeiro Mike Fernandes.

Terapia intensiva

Houve tratativas também no Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Por lá, os representantes da ESP/CE discutiram a implantação de um programa de Residência em Terapia Intensiva. O encontro aconteceu na terça-feira (23).


Encontro reuniu profissionais das duas instituições na sede da unidade de saúde

Na ocasião, a equipe da Resmulti apresentou ao corpo assistencial do hospital o funcionamento do processo formativo da residência, além de discutir questões relacionadas às especificidades da iniciativa.