Rosângela Barreto: uma vida dedicada ao serviço público do Estado

23 de janeiro de 2024 - 09:22 # # #

Assessoria de Comunicação da Uece
Foto: Arquivo Pessoal

Por 42 anos, a servidora técnico-administrativa Rosângela Sales Barreto dedicou sua vida ao serviço público, voltado à educação cearense; não apenas por meio da Universidade Estadual do Ceará (Uece), instituição em que era vinculada, mas principalmente pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

Tendo como órgão de origem a Uece (minha casa), foram 10 anos à disposição da Funcap e 10 à disposição da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará”, detalha Rosângela, que se aposentou há seis meses na Uece. “Encerrei um ciclo da minha vida, agora é hora de cuidar de outros projetos importantes”, ressalta a aposentada que agora volta sua atenção à si e à família, especialmente aos netos.

Essa história, agora finalizada, teve início em 1980, cerca de um ano antes de um vínculo formal. “Eu comecei na Uece atendendo ao convite da pró-reitora de Extensão, na época Rosemir Espíndola. Depois, quando o Centro de Treinamento de Línguas (Cetrel) fechou, eu fui convidada para trabalhar na própria Universidade, em 1981, já contratada”, conta Rosângela.

Em sua trajetória, a servidora foi secretária de diretores e também dos cursos de História e de Ciências Sociais. Atuou nas Pró-reitorias de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGPq) e de Extensão (Proex). Foi também secretária do Mestrado em Filosofia, antes de ser cedida para a Funcap. “Passei algum tempo fora da Uece. Dez anos na Funcap, como diretora do Núcleo de Bolsas de Estudo e também do Programa de Auxílios. E no final, na ESP, trabalhando junto à coordenadora da Residência Multiprofissional. Por fim, também no Departamento de Pessoal da ESP”, explica.

Rosângela se despediu da Uece e levou um sentimento de eterna gratidão. “Gratidão, em primeiro lugar à Deus, por eu ter conseguido chegar até aqui; como também gratidão a todos que contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional. Sou grata pelos ensinamentos recebidos e compartilhados nessas grandes instituições em que trabalhei”, agradece a ex-servidora.

Toda a dedicação de Rosângela foi reconhecida, nas três instituições, onde foi por diversas vezes homenageada. Esses momentos ficaram gravados em sua mente e seu coração. “Momentos inesquecíveis que ficaram materializados através de homenagens recebidas, tanto de alunos como professores, em placas comemorativas de término de curso; também homenagens recebidas por parte de diretores de centro, reitor, das pró-reitoras com as quais eu trabalhei, professora Cira Petrola e professora Celina Ellery. E outras tantas quando trabalhei na Funcap, como diretora do Núcleo de Bolsas. Recebi homenagem, inclusive, do Corpo de Bombeiros”, rememora.