Residências em Saúde: ESP/CE realiza atividade de avaliação com supervisores e preceptores

15 de janeiro de 2024 - 16:18 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto: Deborah Muniz

Cerca de 50 preceptores e supervisores participaram do momento, que foi conduzido pela equipe da Gerência de Residência Médica

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizou o primeiro encontro do Curso de Avaliação de Residentes em Ambiente de Prática no Contexto Comunitário em 2024. Executado no âmbito do Projeto Vivências em Liderança e Aprendizagem para Supervisores de Residências em Saúde (Velas), o evento reuniu preceptores e supervisores dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) e da Residência Médica (Resmed).

Durante a atividade, ocorrida na última sexta-feira (12), abordou-se diferentes práticas de autoavaliação como portfólio e logbook, uma espécie de diário de campo das tarefas realizadas na rotina diária do residente em formação, bem como a aplicação e o desenvolvimento de ferramentas de feedback no contexto de formação dos residentes. De acordo com a equipe pedagógica do Velas, a intenção foi potencializar o alinhamento dos conceitos teóricos com a prática.  

Cerca de 50 preceptores e supervisores participaram do momento, que foi conduzido por Henrique do Carmo e Sá e Mônica Belém, ambos colaboradores da Gerência de Residência Médica (Gremed) da autarquia. Também esteve presente a coordenadora de políticas de educação permanente da Sesa, Silvia Bonfim. A gestora destacou os programas de Residência em Saúde da ESP/CE enquanto uma política de Educação Permanente e Gestão do Trabalho alinhadas à Rede Sesa.

Esse processo avaliativo é muito importante e está sendo priorizado nesse plano de gestão a partir do momento em que o fomentamos como uma estratégia no exercício da formação e no desenvolvimento dos preceptores e supervisores dessas residências”, concluiu.

Os discentes têm atuação em diversas áreas. Entre elas: Saúde Coletiva; Saúde da Família e Comunidade; Saúde Mental Coletiva; Medicina de Família e Comunidade; Ginecologia e Obstetrícia; e Pediatria.

Ao todo, 40 horas compõem a trilha formativa do curso, iniciado em dezembro passado e com previsão de conclusão no próximo mês de março.

O Velas

Lançado em junho de 2022 pela ESP/CE, a formação do Velas visa desenvolver habilidades, estratégias e técnicas necessárias para formar supervisores qualificados e que possam, com base na construção de um currículo transversal e integrado, aplicar teorias educacionais e ensinar as melhores práticas aos residentes em uma variedade de configurações (comunitárias e hospitalares).