ESP/CE inicia tratativas para abertura de novos programas de Residência em Saúde no HRVJ

12 de dezembro de 2023 - 17:36 # # # # #

Texto: Elon Nepomuceno
Foto: Arquivo pessoal

Agenda reuniu gestores da ESP/CE e do HRVJ, unidades da Rede Sesa

Dando continuidade às ações de ampliação e regionalização das Residências em Saúde, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) iniciou as tratativas para disponibilizar novas vagas dos programas (Médica e Multiprofissional) na Região do Vale do Jaguaribe.

Nessa segunda-feira (11), uma equipe da autarquia esteve em Limoeiro do Norte (CE) e reuniu-se com o corpo gestor do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), para identificar especialidades com potencial à integração no cronograma de formação das duas modalidades.

Entre as áreas previstas está a cirurgia-geral. De acordo com a Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) da ESP/CE, a expectativa é garantir as oportunidades de ingresso já em 2024.

Presente na comitiva que viajou ao município jaguaribano, a gestora da Dipsa, Olivia Bessa, destaca a importância da mobilização para o alcance dos objetivos do Programa Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde (Ampliares), idealizado pela instituição de ensino. “Chegar ao Vale do Jaguaribe significa estarmos presentes com as Residências em Saúde nas cinco Regiões do Ceará, garantindo o engajamento dos residentes nas unidades do Estado, a qualidade do serviço e o maior cuidado ao paciente.”

Além de Bessa, o superintendente Luciano Pamplona e a gerente de Residência Médica, Alciléa Carvalho, representaram a ESP/CE na agenda.

Pelo HRVJ, participaram o diretor-geral, Bergson de Brito Moura; o diretor de Gestão do Cuidado, Bruno Marinho Pinto de Aguila; e a coordenadora do Centro de Estudos, Ticyanne Pereira Gomes. Houve, ainda, representações do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), responsável pela administração do hospital: Jefferson Silva Oliveira, diretor de Gestão do Cuidado e Ensino, e Fernanda Gadelha, gerente de Ensino e Pesquisa.

Cobertura

Atualmente, os programas da ESP/CE alcançam mais de 20 municípios cearenses, acumulando aproximadamente 1.490 profissionais em formação, por meio das Residências Médica (Resmed) e Multiprofissional (Resmulti).