Terapia Intensiva: ESP/CE realiza assessoria educacional durante simpósio

11 de dezembro de 2023 - 15:01 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto: Arquivo Pessoal


Contribuição para o evento ocorreu por meio do Centro de Simulação em Saúde (CSS) da autarquia

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), teve participação efetiva no Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva (Sifiti).

Realizado em Fortaleza, o encontro objetivou ampliar a difusão do conhecimento nas áreas de Medicina e Terapia Intensiva, além de estimular o incentivo à multidisciplinaridade nos cenários de prática.

Distintas atividades, entre oficinas, apresentação de trabalhos científicos, palestras e mesas redondas, integraram a programação, que foi desenvolvida a partir do tema central “Fisioterapia em Terapia Intensiva: Desafios e Perspectivas na Assistência, no Ensino e na Gestão”.

A ESP/CE, por meio do Centro de Simulação em Saúde (CSS), potencializou o cronograma com o assessoramento educacional junto à equipe organizadora, acompanhando o desenho das oficinas que constituíram a etapa do pré-simpósio.

Ao todo, nove encontros foram realizados, tendo como foco o compartilhamento de estratégias de aprendizagem nos campos das terapias intensiva adulto, pediátrica e neonatal.

O gerente do CSS, Rafael Dantas, destaca que o simpósio foi um importante momento para a partilha de tendências e inovações no universo da terapia intensiva, em alinhamento com os preceitos da Educação e da Gestão em Saúde. “O Sifiti é um encontro bastante esperado nos meios acadêmico e científico. E nós, da ESP/CE, consideramos isso, quando elaboramos o conjunto de ações realizadas no evento, desde o planejamento até a execução das oficinas, que introduziram todas as demais práticas apresentadas no evento.”

Ouça mais detalhes:

 

O Simpósio

O Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva (Sifiti) ocorreu em Fortaleza, entre os últimos dias 7 e 9 de dezembro, reunindo mais de 300 participantes de Instituições de Ensino Superior, entidades de classe, comunidade acadêmica e sociedade civil. A realização foi da Sociedade Cearense de Terapia Intensiva (Soceti) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).