Residência Multiprofissional: ESP/CE realiza encontro anual de preceptores

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Fotos: Raiane Ferreira

A gerente de Residência Multiprofissional da ESP/CE, Kellyane Munick, recepcionou os preceptores na abertura do encontro

Com os objetivos de promover integração e discutir as necessidades formativas da Residência Multiprofissional (Resmulti), a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizou, nesta segunda-feira (4), o encontro anual dos preceptores do programa.

Cerca de 120 profissionais marcaram presença no evento, que teve como tema central Caminhos Pedagógicos: fortalecendo e transformando a formação. O grupo representou os 24 municípios cearenses onde a Resmulti da autarquia está presente atualmente.

Os participantes foram recepcionados pelo superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, pela diretora de Pós-Graduação em Saúde, Olivia Bessa, e pela gerente da Residência Multiprofissional da ESP/CE, Kellyane Munick.

“Essa é uma estratégia de aproximação importante do corpo docente estruturante, que fica aqui na ESP/CE, com o corpo docente assistencial, que é quem está nos cenários de prática e recebe os residentes”, explica Munick.

Diversas pautas foram levantadas ao longo do dia, como o processo pedagógico do programa, além das metodologias e estratégias utilizadas.

“Vamos disponibilizar um formulário com as demandas desses profissionais da saúde, para que possamos avaliar e tentar elaborar o plano de formação docente de 2024”, destacou a gestora da Resmulti da ESP/CE.

Gente que faz

As preceptoras Leila Moraes e Marcela França atuam no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e marcaram presença no encontro anual

A assistente social, Leila Moraes, e a psicóloga Marcela França, com dez e oito anos de profissão, respectivamente, são egressas da Residência Multiprofissional da ESP/CE e hoje atuam como preceptoras no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

“Esses momentos são ótimos para a troca de experiências e, sobretudo, para atualização e capacitação. Isso nos ajuda muito no direcionamento de como vamos conduzir os residentes”, pontua Moraes.

Já para França, os encontros anuais têm sido importantes para perceber os desafios enfrentados conjuntamente. “É interessante porque, sempre que a gente vem e escuta o depoimento de outros colegas, percebemos que os nossos desafios são os mesmos”, complementa.

Juntas, elas acompanham o desempenho das atividades práticas de 29 residentes de 16 áreas diferentes.

Preceptor

Os preceptores têm a função de acompanhar os residentes durante a execução das atividades práticas, realizando um acompanhamento docente, por área específica de atuação profissional, no território/serviço.

Nas Residências em Saúde da ESP/CE, eles também atuam para desenvolver as competências comuns da ênfase e da saúde, garantindo a interprofissionalidade, a integralidade e a intersetorialidade.

Residência Multiprofissional

A Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde da ESP/CE é um programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado.

O programa disponibiliza educação em serviço, qualificando para o exercício profissional das categorias que integram a área de saúde, como Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Medicina Veterinária.