HSM realiza mostra com lançamento de livro e Prêmio Destaque Científico

29 de novembro de 2023 - 16:30 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto: Milena Fernandes
Fotos: Divulgação HSM

O evento foi realizado no auditório principal do HSM

Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), centro de referência em psiquiatria da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nessa terça-feira (28), a 17ª Mostra Científica, organizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional (Ceap). Durante o evento, também aconteceu o lançamento do terceiro livro do hospital, o e-book Saúde Mental: um olhar multidisciplinar do cuidado, além do anúncio do Prêmio Destaque Científico 2022, que pela terceira vez consecutiva foi concedido à psicóloga sanitarista do HSM, Yzy Maria Rabelo Câmara.

O evento foi realizado no auditório principal da unidade e contou com a presença da orientadora da Célula da Rede de Atenção Psicossocial, Andrea Frota Figueiredo; da orientadora da Célula de Gestão do Conhecimento e Pesquisa em Saúde, Maria do Socorro de Sousa; do superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Luciano Pamplona; da presidente do CEAP, Vitória de Oliveira Almeida; e do diretor-geral do HSM, Davi Queiroz de Carvalho Rocha; além de profissionais do hospital, estagiários e preceptores.

Profissionais do hospital, estagiários e preceptores acompanharam a Mostra

Na abertura, o diretor falou sobre a importância do lançamento de mais um livro escrito pelos profissionais da instituição. “A concretização desse livro traz força à gestão. É muito importante, enquanto instituição, apresentarmos essa obra que não é meramente um livro e, sim, um compilado de serviços e reflexões que foram desenvolvidos e vivenciados nessa unidade hospitalar, mostrando a pluralidade de temas, envolvendo questões estruturais, biológicas e sociais”, reconheceu Queiroz.

Diversas experiências estão sendo compartilhadas com o lançamento da nova edição do e-book, que contou com a participação de 60 profissionais das mais diversas áreas: medicina, psicologia, serviço social, nutrição, farmácia, terapia ocupacional, sistemas de informação e enfermagem. Com 22 capítulos, o livro reúne pesquisas, práticas e experiências no campo da saúde mental, além de informações acerca de diversas temáticas relacionadas a estratégias, técnicas e pesquisas em saúde mental de profissionais que atuam no HSM. Todos os autores do livro receberam certificação durante o evento.

Para ter acesso à leitura do e-book, clique aqui.

Prêmio Destaque Científico 2022

O Prêmio Destaque Científico foi concedido à psicóloga sanitarista da unidade de internação feminina do HSM, Yzy Maria Rabelo Câmara

Logo após o lançamento do livro, foi anunciada a vencedora do Prêmio Destaque Científico 2022. O prêmio tem como objetivo incentivar, despertar e valorizar anualmente profissionais que contribuíram e promoveram educação, pesquisa e aperfeiçoamento científico no hospital.

“A educação é a base para um processo de transformação e desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Essa premiação, além de reconhecer o trabalho dos funcionários que se envolveram nos processos educativos e de pesquisa do hospital, também permite a troca de experiências e valorização da instituição para o mundo”, mencionou a presidente do Ceap, Vitória Oliveira.

Pela terceira vez consecutiva, o Prêmio foi concedido à psicóloga sanitarista da unidade de internação feminina do HSM, Yzy Maria Rabelo Câmara, que atua na instituição há vinte anos. Pela dedicação e desempenho científico, ela foi homenageada durante o evento. O diretor-geral do HSM, Davi Queiroz, fez a entrega do certificado.

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidad Argentina John F. Kennedy, Yzy falou sobre a importância do reconhecimento. “Essa premiação é resultado do amor que tenho por essa instituição, legitimada pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que nos coloca na categoria de hospitais especializados, ou seja, não é uma atenção qualquer que oferecemos, somos uma emergência psiquiátrica, a única do Ceará atendendo ao público dos 184 municípios cearenses. Fazemos com que o paciente seja estabilizado podendo voltar para o território de origem”, explica.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela psicóloga, merecem destaques as publicações de artigos, capítulos de livros, aulas on-line e presenciais nas universidades, além de palestras. “Minha intenção é elevar o nome dessa instituição que tem vocação de aprimoramento profissional e educacional. O HSM é um centro formador de psiquiatras desde 1979, quando teve início a Residência em Psiquiatria, um espaço que acolhe estudantes das mais diversas áreas. Já temos o terceiro livro lançado com produção local. Somos capazes de produzir conhecimento que pode ser expandido para todo o país”, comemora.

17ª Mostra Científica do HSM

A 17ª Mostra Científica do HSM abordou, nesta edição, o tema Inovação e Humanização: Práticas em Saúde Mental. A Mostra focou nos trabalhos científicos desenvolvidos pelos estagiários de diversas áreas. Este ano, foram apresentados dezesseis trabalhos.

O preceptor de Psicologia, Carlos Gutierrez, que atua no Núcleo de Atenção a Infância e Adolescência (Naia) do HSM, fez questão de assistir às apresentações. “É muito importante ver o resultado desses trabalhos, um processo que envolve a construção de conhecimento no hospital. A nossa prática deve ser renovada a cada dia e na preceptoria vamos ensinando e aprendendo, contribuindo com a formação dos futuros profissionais”, reconhece.

A estudante de Psicologia, Lorena Figueiredo, que faz estágio no Serviço Ambulatorial Transdisciplinar para pessoas Transgênero (Sertrans) do HSM, apresentou um trabalho que teve como tema a transfobia internalizada. “Com esse trabalho foi possível trazer um pouco das minhas vivências no Sertrans, da minha visão acerca da internalização da transfobia. Estou aprendendo muito sobre o olhar das minorias da comunidade trans, como a questão da humanização e autoimagem, que é a forma como o indivíduo se enxerga. Muitas vezes, temos que trabalhar a ressignificação da existência dessas pessoas”, declarou.

Este ano, a Mostra Científica do HSM reuniu cerca de 90 participantes, entre profissionais, preceptores e estagiários