ESP/CE amplia diálogo interinstitucional a fim de ampliar leque de capacitações

17 de novembro de 2023 - 13:19 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e áudio: Elon Nepomuceno
Foto: Raiane Ferreira

Da esquerda para a direita: Nazaré Soares, Juliana Guimarães e Silva, Suzyane Barcelos (ESP/CE), Zuleide Queiroz, Elci Galvão (ESP/CE), Anderson Carvalho, Luciano Pamplona, Silvia Cavalieri, Elon Nepomuceno (ESP/CE), Valesca Sousa (ESP/CE) e Sarah Mendes (ESP/CE)

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) foi palco, nessa quinta-feira (16), de um importante momento de diálogo com instituições ligadas às causas das mulheres e das populações LGBTQIAPN+, negra e afins. O objetivo da agenda foi estreitar a colaboração desses movimentos na formatação e ampliação do cronograma de cursos da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Estiveram presentes no encontro a presidenta do União Nacional LGBT (UnaLGBT), Silvia Cavaliere; a professora da Universidade Regional do Cariri (Urca) e membro do Movimento Negro Unificado (MNU), Zuleide Queiroz; a coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Gênero, Idade e Família (NEGIF) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Nazaré Soares; a professora visitante da UFC nas áreas da Violência de Gênero, Direitos Humanos e Saúde, Juliana Guimarães e Silva; e o psicólogo e professor Anderson Carvalho.

O grupo foi recepcionado pelo superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, que idealizou a visita, e por representantes da Educação Permanente e Profissional em Saúde, da Comunicação e do Jurídico da instituição de ensino.

“A gente comemora, porque estamos no Novembro Negro, campanha que visa recordar e evidenciar lutas e resistências da população negra, então, essa parceria para editais, cursos de formações e rodas da ESP/CE é importantíssima”, avaliou a professora Zuleide Queiroz.

Já para Silvia Cavaliere, incluir temáticas relacionadas à diversidade e à pluralidade no ecossistema de ensino é uma mobilização valiosa. Ouça mais no áudio abaixo:

 

Novas reuniões devem mobilizar as instituições ao longo das próximas semanas, a fim de efetivar um canal de comunicação entre as partes e reafirmar o compromisso da ESP/CE com as reais necessidades da população cearense.