Supervisores de Residências em Saúde participam de oficina na ESP/CE

14 de novembro de 2023 - 16:47 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Elon Nepomuceno
Foto e vídeo: Raiane Ferreira

A discussão de casos relacionados ao sofrimento psíquico integrou o cronograma de atividades da oficina

Supervisores das Residências em Saúde (Médica e Multiprofissional) de toda a Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participaram, nesta terça-feira (14), de oficina na Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) sobre a identificação e o manejo de situações de sofrimento psíquico no contexto dos programas.

A atividade formativa, realizada na sede da autarquia em Fortaleza, integra o cronograma de ações do Projeto Vivências em Liderança e Aprendizagem para Supervisores de Residências em Saúde (Velas).

Houve momentos teóricos e de discussão de casos fictícios, assim como a construção de possibilidades de intervenções. O psicólogo e assessor educacional da ESP/CE, Jordan Prazeres, conduziu a parte teórica da iniciativa. “A gente fez um momento de explanação sobre o que é o sofrimento psíquico, além de orientar os participantes para a identificação de casos do tipo entre os residentes em saúde, no cenário de prática, assim como a forma correta de manejo das situações”, explica o especialista. Aperte o play e confira mais detalhes:

 

Cerca de 80 profissionais participaram da oficina, de forma presencial e on-line. A mediação remota do grupo foi feita pela assessora da Residência Médica (Resmed) da ESP/CE, Daniela Chiesa.

Impacto para quem faz

Preceptora desde 2018, com ênfase na Saúde Mental, no município de Caucaia, a assistente social Lilian Soares foi uma das que compareceu ao auditório da ESP/CE. “Tivemos um momento muito rico, importante para a nossa atuação, porque conseguimos trocar experiências com outros colegas. E percebemos que não estamos sozinhos, pois são situações vivenciadas por supervisores de diversas outras cidades, outros cenários”, relata Soares.