ESP/CE contribui com programação do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem)

6 de outubro de 2023 - 16:24 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Elon Nepomuceno
Fotos: Arquivo pessoal

Superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona coordenou atividade sobre a avaliação nas residências médicas

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), integrou, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), a programação do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), que acontece em Fortaleza. Na ocasião, a autarquia contribuiu com importantes debates sobre a temática.

No primeiro dia de evento, a diretora de Pós-graduação em Saúde da instituição, Olivia Bessa, participou da mesa redonda Violência institucional no âmbito da residência médica, buscando refletir como o currículo oculto, as violências institucionais e o assédio moral influenciam a formação dos residentes no Brasil.

Já o superintendente Luciano Pamplona coordenou a atividade Avaliação nas residências médicas: como construir avaliações comprometidas com a formação dos residentes. O momento, realizado no dia dois de fórum, teve como convidados Cláudia Regina Fernandes, do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Sesa); Isabel Brandão Correia, da SMS/UPE; e Daniel Valsechi; do Hospital São Vicente Paulo.

A mesa redonda Interiorização da residência médica no Brasil – desafios e oportunidades para o fortalecimento do SUS teve, como uma das convidadas, a gerente de Residência Médica da ESP/CE, Alciléa Carvalho, também na sexta. A gestora discutiu sobre as políticas públicas de expansão e interiorização dos programas de Residência Médica no País.

61º Cobem

Sob o lema Integração ensino-serviço-gestão e comunidade para transformar a saúde, o evento segue até domingo (8), no Centro de Eventos do Ceará. Essa é a quarta vez que a capital cearense sedia o congresso, que é realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).