ESP/CE oferta oficina para profissionais da Educação Permanente; inscrições seguem até 16/10

5 de outubro de 2023 - 16:15 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), está com inscrições abertas para a IV Oficina de Imersão em Educação Permanente em Saúde. Podem participar da capacitação os profissionais que atuam nos núcleos de Educação Permanente em Saúde (EPS) de todo o Ceará (municipais e regionais). A iniciativa tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das Políticas Nacional e Cearense de Educação Permanente em Saúde.

A oficina estará estruturada em três diferentes módulos. Ao longo dos encontros, serão discutidas as especificidades das diretrizes de implementação e do processo histórico das Políticas de Educação Permanente em Saúde cearense e brasileira; bem como as características do quadrilátero da formação em saúde a partir das dinâmicas de Educação na Saúde, Gestão em Saúde, Atenção à Saúde e Controle Social.

Os trabalhadores aptos a participar das atividades podem se inscrever até o próximo dia 16 de outubro, por meio de ficha on-line. As aulas ocorrerão na modalidade remota, no período de 6 a 14 de novembro.

Histórico

Iniciada em fevereiro de 2022, as imersões em Educação Permanente em Saúde constituem estratégias de diálogos com atores locais e regionais do Ceará para a consolidação da Rede Saúde Escola (Rese).

Uma das principais estratégias de gestão voltadas à Educação na Saúde da Sesa, a Rese se estrutura a partir da integração ensino-serviço-comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará, orientada pela articulação entre os segmentos de gestão, atenção, formação e controle social, conforme as necessidades de saúde das populações e os princípios da EPS.

A ESP/CE assume, nesse contexto, o papel de dar o apoio técnico para a implantação e implementação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde nas unidades de saúde da Rede Sesa, nos municípios e regiões de saúde cearenses. A realização dos seminários representa a consolidação da experiência da estratégia.

IV Oficina de Imersão em Educação Permanente em Saúde
Período: 6 a 14 de novembro