Aprovada em edital da Funcap, ESP/CE planeja evento de inovação em saúde

5 de outubro de 2023 - 13:49 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto: Raiane Ferreira

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), obteve aprovação de proposta submetida ao edital do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O recurso captado irá apoiar a realização do I Encontro Estadual de Inovação em Saúde, previsto para ocorrer ainda neste semestre. Segundo o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde da autarquia, Sales Ávila, o evento é uma oportunidade de ampliar a série de colaborações que a ESP/CE assume em torno do ecossistema da Inovação em Saúde do Estado.

A iniciativa objetiva reunir profissionais da Saúde e de outras áreas engajadas com o tema, além da sociedade civil, com a finalidade de promover um fórum abrangente de debates e compartilhamento de conhecimentos. Focado na temática da transformação de ideias inovadoras em produtos e serviços tangíveis, o encontro abordará, de forma prática, a resolução de desafios relacionados à saúde no âmbito estadual.

Contaremos com atores que atuam tanto em inovação tecnológica quanto em inovação social. Identificamos, por exemplo, que as unidades da Rede Sesa têm uma infinidade de práticas inovadoras, tanto nos serviços de atenção à saúde quanto na gestão”, detalha Ávila, reforçando o foco da ação de cultivar conexões significativas, catalisar a inovação prática e alavancar esforços conjuntos em prol do aprimoramento do setor de saúde cearense.

Leia também: Com novas atribuições, ESP/CE se torna Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação

Ainda de acordo com o gestor, o apoio da Funcap sinaliza o reconhecimento quanto à relevância do tema e representa um marco inicial na estratégia da ESP/CE em promover ações de inovação com apoio de editais destinados a Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).