ESP/CE realiza mais uma capacitação com foco em transtornos mentais relacionados ao trabalho

8 de agosto de 2023 - 16:44 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Arte gráfica: Rafael Campos

Cumprindo o objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS) de aprimorar os serviços já oferecidos com foco no bem-estar da população, bem como aperfeiçoar os  atendimentos feitos no Estado, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realiza o curso Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT), de 14 a 30 de agosto. 

A intenção da atividade formativa é fazer com que os profissionais atuantes na rede de saúde consigam compreender o trabalho como um possível causador de problemas psicológicos

“Ainda não temos o hábito de olhar com cautela para perceber essa relação do adoecimento mental com o ambiente de trabalho. Algumas vezes, as causas das depressões, da ansiedade e do pânico estão ligadas à atividade profissional de uma pessoa e o profissional de saúde precisa estar atento a isso”, explica a coordenadora da capacitação, Francilete Gomes. 

Voltado aos corpos técnicos dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), das unidades de Atenção Básica e dos Hospitais Mentais e de Vigilância, a capacitação acontecerá por meio de aulas on-line e atividades de dispersão nos territórios

Capacitação

No total, 50 vagas foram disponibilizadas às Áreas Descentralizadas e Superintendências Regionais de Saúde, que deverão indicar os trabalhadores aptos a participar da formação. Os inscritos devem atuar no Sertão Central e em Sobral. Toda a comunicação da iniciativa aos gestores foi feita via ofício.

Durante as 40 horas de aula, o grupo vai discutir diversos assuntos como os riscos psicossociais, assédio e violência interpessoal, critérios de diagnósticos, anamnese, cenário epidemiológico e linha de cuidado da atenção integral do trabalhador com transtorno mental relacionado ao trabalho, lançada em 2023.

Uma segunda turma será formada no próximo mês de setembro, dessa vez, atendendo à demanda das regiões de Fortaleza, Litoral Leste e Cariri.