Regionalização e fortalecimento do SUS marcam primeiros seis meses de gestão da Saúde do Ceará

3 de julho de 2023 - 08:44 # # # #

Texto:Levi Aguiar
Foto:Divulgação Ascom Casa Civil e Ascom Sesa

Entrega de 20 novas ambulâncias do Samu 192 Ceará foi uma das ações marcantes da gestão

Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) tem como meta fortalecer a promoção da saúde e promover melhorias voltadas à qualidade de vida da população cearense. Sob a gestão da médica infectologista Tânia Mara Coelho, a pasta implementou, no primeiro semestre deste ano, ações e políticas públicas com foco na regionalização dos serviços, no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e na humanização do atendimento.

Tendo como base as prioridades identificadas pela gestão, a Secretaria realizou campanhas para prevenir e erradicar doenças, iniciou a convocação dos novos servidores estatutários e implementou o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde. Outro ponto de destaque diz respeito à ampliação de leitos em diversos hospitais da Rede e a realização do Planejamento Estratégico 2027, que reúne gestores para a definição de projetos para os próximos quatro anos.

“Inicialmente, concentramos esforços para áreas prioritárias na Saúde. Além de iniciar o mutirão de cirurgias eletivas estaduais, contamos com o mutirão de cirurgias federais, que está ocorrendo em todo o Estado. Nosso objetivo é priorizar cada vez mais a regionalização, realizando os procedimentos perto da casa dos pacientes”, elenca a secretária Tânia Mara Coelho.

Ampliação de serviços

Ampliação de leitos foi um dos avanços na saúde

Hospitais da Rede Sesa tiveram ampliação de leitos nesses primeiros seis meses. Foram 37 leitos clínicos no Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA) e 29 de UTI Adulto tipo II, no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv). Houve ainda a inauguração do Centro de Emergência Pediátrica no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), com mais 63 leitos.

Mutirão de cirurgias eletivas

Lançamento do Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde teve presença do governador Elmano de Freitas

Lançado no dia 10 de abril, o mutirão integra o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde, aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A iniciativa prevê a realização de 29 mil procedimentos em unidades de saúde parceiras, em todo o Ceará. Em paralelo, mais 15.900 cirurgias estão previstas no plano federal. Até o momento, cerca de 1.300 cirurgias eletivas foram realizadas.

Novos estatutários

Novos estatutários se reuniram em solenidade no Centro de Eventos do Ceará

O Governo do Ceará, por meio da Sesa, convocou, durante o mês de maio, os 600 novos estatutários aprovados no concurso. A previsão é que, até o fim do ano, dois mil aprovados sejam chamados. As ações visam fortalecer o atendimento ao Estado e reforçar a saúde pública como um direito dos cidadãos, com melhor prestação de serviços.

Campanhas de vacinação

O Estado distribuiu vacinas contra a influenza e a covid-19 (bivalente) para a população

As vacinas são seguras e eficazes na prevenção de doenças. A aplicação massiva dos imunobiológicos é fundamental para proteger a saúde de todos os cearenses. Nesse sentido, alinhada ao Ministério da Saúde (MS), a Sesa realiza periodicamente campanhas de vacinação que desempenham um papel central na saúde pública.

O Estado distribuiu, aos 184 municípios do Ceará, vacinas contra a influenza e a covid-19 (bivalente) para grupos prioritários e a população em geral. Durante as campanhas de imunização, a Sesa estabeleceu uma parceria com a Secretaria de Proteção Social (SPS) para que os profissionais habilitados pudessem utilizar os espaços dos vapt vupts como salas de vacinação.

Planejamento Estratégico Sesa 2027

Planejamento Estratégico já teve duas Oficinas e segue ao longo do ano

A Secretaria reuniu gestores da saúde, no início do mês de junho, para planejar ações estratégicas da gestão para os anos de 2024 a 2027. As prioridades do encontro estiveram focadas no fortalecimento da gestão estadual do SUS e na regionalização da saúde, com o objetivo de compor o documento que guiará as ações pelos próximos quatro anos. Outras duas oficinas do Planejamento Estratégico estão programadas para os meses de agosto e setembro.