Segunda Oficina de Planejamento Estratégico Sesa 2027 discute identidade organizacional e fortalecimento da gestão

29 de junho de 2023 - 13:47 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Foto:Deborah Muniz (Ascom/ESP), Raiane Ferreira (Ascom/ESP) e Carlos Júnior (Sesa)

A Secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, participou do encerramento do evento

Para definir a agenda dos próximos quatro anos e, assim, planejar as próximas estratégias para melhoria dos serviços a longo prazo, gestores e líderes de todas as unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) se reuniram na segunda oficina do Planejamento Estratégico da Sesa 2027. O evento aconteceu nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Entre os assuntos abordados nesta edição estiveram os projetos de fortalecimento da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde. Também foi discutida a identidade organizacional da Sesa, que é a declaração de sua missão, visão e valores, orientadora para o desenvolvimento dos processos e dos resultados que a sociedade precisa.

Em sua fala, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou a importância desse trabalho, especialmente na motivação dos colaboradores. “A gente tem pessoas maravilhosas, que são comprometidas, que querem dar o melhor para o paciente, porque esse é o nosso propósito. O que nós estamos fazendo aqui é dar um direcionamento e um estímulo a essas pessoas”, disse.

“A missão reflete a razão de ser da instituição. A partir daí, podemos enxergar os próximos passos e no que devemos centrar esforços para que possamos dar condições para a Sesa cumprir essa missão. Por isso, a primeira etapa é discutir esses pontos”, explica Joélia Rodrigues, coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Sesa.

A programação da terça-feira (27) contou com uma palestra sobre “Direcionamento Estratégico: A identidade Organizacional e o Plano de Governo”, ministrada por Ricardo Ribeiro, analista de gestão pública da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). No mesmo dia, os participantes se reuniram para elaborar o Mapa Estratégico e os indicadores.

Planejamento Estratégico da Sesa 2027 reuniu gestores e líderes em sua segunda oficina

Já na quarta-feira (28), a programação foi toda voltada para a montagem do mapa estratégico por perspectiva, através da metodologia BSC (Balanced Scorecard), que permite medir o progresso de uma instituição em relação a metas de longo prazo. Isso é feito a partir de uma estratégia traduzida em objetivos, metas, indicadores e iniciativas.

Esta foi a segunda oficina de Planejamento Estratégico realizada no ano. Outras duas estão programadas para os meses de agosto e setembro. “Na próxima, iremos elaborar os projetos e planos de ação e, na seguinte, que será a última, teremos um painel de indicadores alinhando os três instrumentos de planejamento e fechando com o nosso painel de indicadores e a nossa estratégia de monitoramento e avaliação desses indicadores”, destaca a gestora.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, (Cesau), Júnior Araújo, um dos participantes convidados a participar das oficinas, destaca o papel fundamental do momento, no que se refere à transparência da gestão. “Esse evento vem ao encontro de uma grande demanda da sociedade civil: a da transparência do órgão e sua gestão para com a comunidade. O processo de democracia passa por uma discussão ampla, conjunta e transparente, o que temos visto nessas oficinas”, diz.