Comitiva da Saúde do Ceará realiza visita técnica em Portugal; ESP/CE integra grupo

20 de junho de 2023 - 15:36 # # # # #

Texto: Ariane Cajazeiras (Assessoria de Comunicação da Sesa) | Fotos: Arquivo pessoal


Comitiva segue até sábado (24) em Portugal

Uma comitiva da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, nesta semana, uma série de visitas ao sistema de saúde de Portugal. A agenda é fruto de consultoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde (Proexmaes II). Os gestores possuem compromissos nas cidades de Lisboa, Cascais, Covelo e Figueira da Foz.

Entre as instituições presentes na programação, está a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), representada pela diretora de Educação e Extensão em Saúde da autarquia estadual, Olivia Bessa.

Nessa segunda-feira (19), o grupo visitou os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). O principal objetivo foi conhecer os sistemas de informação de saúde portugueses e os seus impactos para o Serviço Nacional de Saúde, além de entender detalhes da transformação digital da saúde no país europeu.

O grupo visitou os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)

Foram apresentados os principais serviços de saúde digitais que a SPMS disponibiliza ao cidadão, como o Registo de Saúde Eletrônico (RSE), o SClínico Hospitalar, a Prescrição Eletrônica Médica (PEM), os serviços de telemedicina e telessaúde e, também, a gestão da central de compras de saúde. As visitas foram viabilizadas pelo Ministério da Saúde Português e pelas Unidades de Saúde Familiar – Associação Nacional (USF-AN).

Gestores se reuniram na NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, nesta terça-feira

Já nesta terça-feira (20), a programação incluiu uma visita à NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Os gestores ouviram sobre a formação de Médicos de Família e ainda sobre o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde e Gabinetes de Gestão de Conflitos nas Unidades de Saúde.

Ao longo dos próximos dias, ocorrerão visitas a outras Unidades de Saúde Familiar de localidades de Portugal. As USFs são estratégias do governo português para melhorar a saúde primária, com equipes multiprofissionais, reunindo médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.

O grupo vai compartilhar, ainda, experiências sobre administração central do Sistema de Saúde, governança e financiamento em saúde. A visita técnica segue até sábado (24).