Planejamento Sesa 2027 reúne gestores em torno do alinhamento de estratégias para a saúde no Ceará

6 de junho de 2023 - 08:01 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa | Texto:Kelly Garcia | Fotos:Deborah Muniz

Planejamento reuniu líderes e gestores de todas as unidades da Secretaria da Saúde

Com o objetivo de definir a agenda estratégica para os próximos quatro anos e, assim, planejar as próximas estratégias para melhoria dos serviços a longo prazo, gestores e líderes de todas as unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) se reuniram na Escola de Saúde Pública (ESP/CE) para realizar o Planejamento Estratégico da Sesa 2027. Evento segue até esta terça-feira (6) e pretende elaborar os três planos estratégicos da Sesa de forma integrada e participativa e, assim, otimizar os serviços para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, Maria Aparecida Façanha (Paíta), cada gestor deve fazer sua parte na construção desse planejamento. “Esse é um processo dinâmico e tem que estar na agenda pública, onde todos devem vestir a camisa e fazer a diferença”, destacou.

Segundo a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, Maria Aparecida Façanha (Paíta), cada gestor deve fazer sua parte na construção desse planejamento

Para a superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Ceará, Kelly Arruda, a expectativa para os resultados desse evento é grande. “A partir de um planejamento como esse, se cria uma cultura institucional e, a partir disso, a política pública é consolidada. Acredito muito que as políticas públicas vêm da escuta das pessoas e devem ser pensadas em benefício do usuário”, disse.

Programação

Durante a manhã do dia 5, entre os temas abordados estavam “A análise situacional de saúde e a identificação de macroproblemas e das situações futuras desejadas”, pelo doutor em Medicina e docente em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Marília, Gilson Caleman. Depois, foram expostas as prioridades sanitárias de cada Região de Saúde.

Os Secretários Executivos Antônio Lima Silva Neto (Tanta), de Vigilância em Saúde, Joana Gurgel, de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional e Vaudelice Mota, de Atenção Primária e Políticas de Saúde, também fizeram uma análise da situação de saúde do Estado, ainda pela manhã, com a mediação da Secretária Executiva da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB/CE), Vera Coelho.

No período da tarde, foi o momento do trabalho em grupo para identificação dos macroproblemas, prioridades sanitárias do Estado e situação futura desejada, validados em uma plenária.

Os participantes integraram um momento de trabalho em grupo para identificação dos macroproblemas, prioridades sanitárias do Estado e situação futura desejada

O evento segue nesta terça-feira. Na manhã do dia 6, a Secretária de Saúde Tânia Mara Coelho abre os trabalhos com uma palestra sobre os desafios da gestão do SUS no Ceará. Em seguida, será a vez da participação da Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Paíta Façanha, desenvolvendo o tema Diretrizes Estratégicas e a Definição dos Programas de Governo com Foco em Resultados. Após um momento de trabalho em grupo, as diretrizes e objetivos serão definidos em plenária, encerrando o evento.