Fortaleza sedia 10ª Conferência Estadual de Saúde

29 de maio de 2023 - 08:23 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa | Texto: Hariadina Salviano | Arte: Iza Machado

Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE) realiza, de 29 a 31 de maio, a 10ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará (10ª CES), que terá como tema central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará (Salão Iguape), situado na Av. Washington Soares, 999, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza – CE.

O credenciamento das pessoas delegadas inicia no dia 29 de maio, de 13 às 17 horas e segue na manhã do dia 30 de maio, até as 12 horas.

Nos últimos meses, os 184 municípios do Ceará realizaram suas conferências e estavam mobilizados na construção de propostas com o pensamento em uma nova formulação para as Políticas de Saúde. Além das etapas municipais, também aconteceram as etapas regionais, que contaram com a participação de cerca de 1.800 pessoas delegadas. Destas, 880 devem participar da etapa Estadual.

Na 10ª CES serão discutidos quatro eixos temáticos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Durante a abertura do evento, dez personalidades serão homenageadas com a comenda Chico Passeata de Mobilização Social, que é concedida às pessoas com trabalho e compromisso focadas na interferência positiva dos determinantes sociais, promovendo melhoria da saúde e qualidade de vida da população cearense. Também, serão homenageados os ex-presidentes do Cesau/CE.

Veja a lista dos homenageados.

Saiba Mais

As Conferências de Saúde são espaços que reúnem todos os segmentos representativos da sociedade para debater e avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nas três esferas de governo. Os eventos são convocados pelo Poder Executivo ou pelo conselho de saúde, quando 50% + 1 dos integrantes do Colegiado conclamam as conferências, que devem acontecer a cada 4 anos e realizadas nas esferas municipal, estadual e federal.

As Conferências se consolidaram como espaços de debate, formulação e avaliação das políticas de saúde e estão previstas na Lei nº 8.142/90 da Constituição Federal.

10ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará

Dia: 29, 30 e 31 de maio

Local: Centro de Eventos do Ceará (Salão Iguape), situado na Av. Washington Soares, 999, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza – CE.

Horário: Segunda (17h às 21h), Terça e Quarta (8h às 17h)