Profissionais de saúde são homenageados em pré-estreia de filme sobre a pandemia

4 de maio de 2023 - 10:28 # # # #

Fotos: Guilherme Silva

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) promoveu, nessa quarta-feira (3), a pré-estreia do filme Quando Falta o Ar, de Ana Petta e Helena Petta, no Cineteatro São Luiz. O lançamento contou com a presença das diretoras e uma homenagem a gestores públicos e profissionais de saúde da rede estadual que trabalharam no enfrentamento à pandemia de covid-19.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “A pandemia trouxe grandes desafios e aprendizados, em especial, para trabalhadores das mais diversas categorias da saúde. Por isso, homenagear os profissionais das diferentes áreas de atuação da Rede Sesa é uma forma de reconhecimento e valorização dessas pessoas que se empenharam para proporcionar uma assistência de qualidade à população cearense e salvar vidas em um momento difícil e marcante para todos nós.”, ressalta a titular da pasta, Tânia Mara Coelho.

A assistente administrativa da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Vanuza Venâncio, foi uma das homenageadas da noite. Ela representou a categoria desses profissionais e recebeu certificado das mãos da secretária Tânia Mara e da vice-governadora, Jade Romero. Vanuza, que completa 12 anos de atuação na autarquia neste mês de maio, disse ter recebido a indicação com surpresa. “Venho, aqui, agradecer a todos e dizer que amo a ESP. É um orgulho para mim fazer parte da instituição”, pontuou.

Sobre o filme

Quando Falta o Ar é um documentário que registra a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma das maiores crises sanitárias da história e apresenta a interseção da saúde com a religiosidade, a desigualdade social e o racismo estrutural presentes no Brasil. O filme aborda a pandemia com foco nos diferentes tempos e dimensões envolvidas na assistência, revelando a face humana da luta coletiva contra a covid-19.

Serviço

O filme “Quando Falta o Ar”, vencedor do 27º Festival É Tudo Verdade,  terá novas sessões no Cineteatro São Luiz nos dias 04/05 (quinta), às 16h50 e 19h, 05/05 (sexta), às 16h45, e 06/05 (sábado), às 14h e 16h, seguindo para nova temporada no Cinema do Dragão do Mar.