Rede colaborativa de inovação em Saúde fecha parceria com mais duas instituições

17 de abril de 2023 - 14:26 # # # # # #

Texto: Juliana Marques | Foto: Elon Nepomuceno


               Ao todo, dez organizações compõem a Rede de Inovação Aberta em Saúde do Ceará

Mais duas instituições aderiram à Rede de Inovação Aberta em Saúde do Ceará (Rias), iniciativa idealizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e pelo Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco).

Os institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) agora passam a integrar a Rede. O projeto segue um modelo de informação aberta a fim de dar respostas a problemas de saúde da população cearense.

Na Rias, pesquisadores, profissionais da Saúde e setor industrial poderão atuar conjuntamente no desenvolvimento de equipamentos e soluções tecnológicas como invenções, desenhos industriais e marcas.

Segundo a diretora de Inovação, Ciência e Tecnologia da autarquia, Alice Pequeno, a novidade vem fortalecer o ecossistema de inovação em saúde. “Hoje, temos cerca de 24 órgãos em negociação para também participarem da iniciativa”, explica.

Paralelo ao processo de adesão, a primeira reunião com todos os envolvidos está prevista para maio de 2023, quando serão elaborados o regimento interno da Rede e a agenda de atividades.

Instituições parceiras

Além da ESP/CE e do Idesco, outras seis instituições já tinham aderido oficialmente à proposta por meio da publicação de Protocolo de Intenções no Diário Oficial do Estado.

São elas: Serviço Social da Indústria (Sesi/CE); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE); universidades federais do Ceará (UFC) e do Cariri (UFCA); Faculdade Rodolfo Teófilo e o Instituto Primeira Infância (Iprede).