ESP/CE recebe visitas de docentes e estudantes da Universidade Estadual do Ceará

13 de abril de 2023 - 10:43 # # # #

Texto: Juliana Marques e Daniel Araújo | Fotos: Raiane Ferreira

           Durante a reunião, os docentes apresentaram as residências da UECE à Superintendência da Escola

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) recebeu, nesta quarta-feira (12), a visita de docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo da reunião era apresentar as residências da Universidade e firmar futuras parcerias. 

O encontro contou com a presença do superintendente da Escola, Luciano Pamplona, da diretora de Educação e Extensão da ESP/CE, Olivia Bessa, do Vice-Reitor da UECE, Dárcio Ítalo Alves Teixeira e da diretora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da UECE, Saiwori de Jesus. 

A UECE coordena duas residências multiprofissionais, uma de enfermagem obstétrica e outra na área da veterinária. Criadas em 2016, os serviços servem ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o vice-reitor, nesse primeiro momento, a ideia é disponibilizar as instalações do Hospital Universitário da UECE, que está em construção, para os residentes da Escola terem acesso. O local contará com a área de extensão e pesquisa. 

Já a ESP/CE pode apoiar a abertura de novos editais com bolsas para os residentes da UECE. “Queremos desenvolver ações que beneficiem a Escola e a Universidade para maximizar os recursos do Estado”, explica Dárcio. 

Diálogos com a academia

Ainda na quarta-feira, um grupo de estudantes do curso de graduação em Psicologia da UECE foram recebidos por uma equipe de tutores do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti) e da Diretoria de Educação e Extensão (Deduc) da ESP/CE. 

Durante o encontro, os graduandos foram apresentados às principais rotinas da Residência Multiprofissional da Escola e entenderam como a instituição colabora atualmente na formação de recursos humanos na Saúde do Ceará. As apresentações foram feitas por Núbia Caetano, tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental  Coletiva e Saúde Coletiva; Gabriela Macêdo, coordenadora de gestão Acadêmica; e Barbarah Rebouças, assessora técnica da Deduc. 

Os discentes foram acompanhados pela professora do curso de psicologia da UECE, Isabel Cardoso. “Eles estiveram aqui para entender o que é a Resmulti e o seu escopo de abrangência. Além de conhecer as possibilidades de inserção do psicólogo na residência multiprofissional”, completou Cardoso. 

Ao longo dos dez anos de programa da Resmulti, a ESP já formou 318 psicólogos em oito turmas concluídas. Atualmente o programa disponibiliza cerca de 405 vagas por turma, em diversas categorias profissionais da saúde. A iniciativa compreende programas em distintas especialidades como: Saúde da Família, Saúde Mental, Saúde coletiva, Enfermagem, Terapia intensiva, Cancerologia, entre outras.

Atualmente, a Resmulti abre vagas para profissionais residentes de psicologia, tanto no seu componente comunitário quanto no hospitalar. Ao todo, o projeto conta com 10 programas de residência multiprofissional e um programa de residência uniprofissional.