Novo piso salarial proposto pelo Estado aos agentes comunitários de saúde é aprovado

5 de abril de 2023 - 16:19 # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil | Foto: Carlos Gibaja


Aprovada pela a Alece, medida garante o pagamento do piso retroativo a janeiro deste ano

piso salarial dos agentes comunitários de saúde vinculados ao Governo do Estado passará a ser R$ 2.640,00. O novo valor contempla dois reajustes, um referente a janeiro de 2023 e outro previsto para maio do mesmo ano, considerando a atualização do salário mínimo. Com a quantia, 6.150 profissionais contarão com o aumento de quase 9% na folha de pagamento. A medida proposta pelo Executivo estadual foi aprovada nesta terça-feira (4) na Assembleia Legislativa (Alece).

O Governo do Ceará classificou o reajuste como de extrema importância pelo reconhecimento e pela valorização desses profissionais, atuantes na atenção primária. Em mensagem de projeto de lei enviada ao Parlamento, é ressaltado o trabalho contínuo para melhoria não só da remuneração da categoria, mas do aperfeiçoamento funcional e do aprimoramento das condições de trabalho.

Antes de ser enviada para votação na Alece, a temática passou a ser discutida entre o Governo e a categoria. Resultado da interlocução, a proposta expõe ainda todas as medidas de comprometimento do Estado com os profissionais, bem como a confiança depositada no trabalho de todos.

“No caso dos agentes comunitários de saúde estaduais, não foi diferente a política de valorização de pessoal adotada nos últimos anos”, destaca o Governo no material, no qual cita a Lei Estadual nº 15.774, que fixa o piso salarial para os agentes comunitários de saúde na esfera estadual.