Vacina bivalente começa a ser aplicada em pessoas com deficiência acolhidas em residências inclusivas de Fortaleza

9 de março de 2023 - 08:56 # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS | Texto: Thaynan Freitas | Fotos: Claudio Rocha


Profissionais e cuidadores atuantes nos equipamentos também são contemplados

Começou nesta semana a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 em jovens e adultos com deficiência cognitiva acolhidos em Residências Inclusivas. Nas seis unidades coordenadas pela Secretaria da Proteção Social (SPS), foram imunizados 63 residentes. Nesta quarta-feira (8), outros 19 receberão a vacina na Residência 5. Os funcionários atuantes nos equipamentos também estão sendo vacinados – ao todo, 171 pessoas, entre colaboradores e cuidadores, serão beneficiadas.

LEIA TAMBÉM: É iniciada aplicação de dose de reforço bivalente em grupos prioritários

“A vacinação é uma defesa da vida e o nosso compromisso com os abrigados é com a vida de cada um e de cada uma delas. Seguiremos cuidando de quem mais necessita: os cidadãos e as cidadãs mais vulneráveis”, destaca a secretária da Proteção Social, Onélia Santana.

Com a chegada da vacina bivalente, o sorriso fácil e a esperança de imunidade contra o coronavírus já estão fluindo nos rostos de jovens e adultos com deficiências cognitivas. Ramon Silva (à esquerda), de 27 anos, é um deles. “Estou muito feliz por já ter sido vacinado, junto com meus amigos. Estou imunizado, mas vou continuar colocando sempre álcool em gel nas mãos e mantendo todos os cuidados”, ensina o jovem.

Alívio, segurança e gratidão também são expressos pelos colaboradores das estruturas. “Diante de tudo o que passamos durante a pandemia de covid-19, toda vacinação é um sorriso de esperança. Todo dia é um desafio para nós cuidadores e para quem recebe nossos cuidados. Alguns chamam até a gente de pai. Isso não tem preço”, afirma o cuidador Pedro Lima.

Grupos prioritários

Estão sendo vacinadas pessoas dos grupos prioritários que completaram o esquema básico (D1+D2) ou que já receberam as doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente. A enfermeira Kenile Lopes explica a importância de manter a vacinação atualizada. “Pois reforça o sistema imunológico contra o vírus original da covid-19 e das subvariantes da Ômicron. O imunobiológico da Pfizer também pode substituir a quarta dose para aqueles que não tiveram a oportunidade de tomar”.


Reforço bivalente é aplicado em pessoas que já completaram, pelo menos, o esquema primário com duas doses monovalentes

As seis residências trazem um formato de acolhimento, estimulando a autonomia de seus moradores. São pessoas de grupos de risco e com comorbidades sérias que recebem, com justiça, a prioridade da aplicação da vacina.

Estamos aqui para proteger, cuidar e dar todo o fortalecimento da proteção integral para os nossos acolhidos. Priorizar a vacinação desse público representa um alento e a certeza de que estamos desempenhando nossa missão em cuidar da saúde, da segurança e do bem-estar das pessoas pelas quais somos responsáveis”, diz a coordenadora de Proteção Social Especial da SPS, Mônica Gondim.