ESP/CE sedia 9ª Conferência Regional de Saúde nesta sexta (3)

3 de março de 2023 - 15:17 # # #

Texto: Daniel Araújo (Ascom ESP/CE) | Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza Fotos: Raiane Ferreira

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), sediou nesta sexta-feira (3) o segundo encontro da 9ª Conferência Regional de Saúde de Fortaleza. Realizado gratuitamente pelo Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, o evento contou com uma conferência em cada uma das seis Regionais de Saúde da capital. 

O superintendente da ESP, Luciano Pamplona, participou da mesa de abertura dos trabalhos. “A Prefeitura de Fortaleza tem um papel fundamental na gestão do Estado como um todo. Temos 1/3 da população porque somos a capital e o que dá certo em Fortaleza acaba se estendendo para toda a Região metropolitana e o restante do interior”. 

Realizado gratuitamente pelo Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, o evento contou com uma conferência em cada uma das seis Regionais de Saúde da capital. O superintendente da ESP, Luciano Pamplona, participou da mesa de abertura dos trabalhos. 

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, os encontros objetivam reafirmar e efetivar os princípios de universalidade, integralidade, participação social e equidade do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando garantir a saúde como direito humano e dever do estado e da sociedade.

Realizadas a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, as reuniões são instâncias de participação da comunidade na gestão de saúde pública brasileira. A ideia é que juntos, os participantes avaliem as situações de saúde no município e proponham as diretrizes para a formulação de políticas públicas. 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, Pedro Araújo, falou sobre a responsabilidade dos gestores e profissionais dentro desse processo de conferências. “Temos de propor e discutir as demandas para que pensemos não somente a saúde que queremos, mas principalmente o Brasil que queremos“, disse. 

O próximo encontro está previsto para 9 de março, quando ocorrerá a Conferência Regional de Saúde VI no Cuca Jangurussu. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura de Fortaleza.