X Turma da Residência Multiprofissional (Resmulti) lota auditório em solenidade de abertura

1 de março de 2023 - 15:59 # # #

Texto e Foto: Juliana Marques

A imersão é um momento de alinhamento formativo, educativo e institucional

A solenidade de abertura da X Turma da Residência Multiprofissional da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Sesa, foi marcada pelo clima de festa e muita expectativa dos residentes. O encontro com os quase 400 inscritos aconteceu nesta quarta-feira (01), durante a imersão, que segue até o dia 10 deste mês, na sede da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

Os participantes receberam as boas-vindas do superintendente da Escola, o professor Luciano Pamplona; da coordenadora de políticas de educação permanente da Sesa, Silvia Bonfim; da diretora de Educação e Extensão da ESP/CE, Olivia Bessa; do membro do colegiado de gestão da Residência, Jadson Franco; do presidente do Cesau/CE, José Araújo Júnior; do secretário de Icapuí, representante do COSEMS/CE, Reginaldo Chagas; e da coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) da ESP/CE, Jamisse Araújo.

Segundo Jadson Franco, a imersão é feita para que os residentes entendam como funciona o curso. “Durante esses dias eles terão um alinhamento formativo, educativo e institucional. Queremos que todos compreendam o que é uma residência multiprofissional para que iniciem no campo de prática com essa compreensão”, explica. 

Para o superintendente da Escola, Luciano Pamplona, essa será uma turma robusta e que terá como mérito um histórico de experiências adquiridas ao longo dessa década. “Com certeza, vamos aproveitar todo o aprendizado dessas 9 turmas que antecederam. Queremos entregar, no menor espaço de tempo, os melhores profissionais capacitados para compor a nossa rede de atenção à saúde”, projeta. 

Do estudo à prática

Iniciar um curso de especialização na área da saúde requer esforço e dedicação. Foi assim com a Júlia Batista, que é assistente social e vai iniciar a Residência com foco no cuidado cardiopulmonar, no Hospital de Messejana Dr.Carlos Alberto Studart Gomes (HM). “É um sonho estar aqui e se especializar pela Escola de Saúde Pública. Foram anos de estudos e, agora, poder aprender e colocar os conhecimentos em prática é maravilhoso”, comemora.

O farmacêutico João Mateus vai participar do Programa Componente Comunitário com atuação no município de Milagres, na região do Cariri. “O curso será um divisor de águas para o meu futuro profissional e é gratificante participar desse momento histórico da Resmulti”. 

Programação

Ao longo do dia, os residentes participaram de uma palestra com o professor Policarpo Barbosa e com o professor Rafael Baquit Campos. A mediação foi feita pela tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Núbia Caetano.

Confira a programação completa dos próximos dias de imersão!