ESP/CE diploma novos especialistas por meio do seu programa de Residência Médica em Rede

15 de fevereiro de 2023 - 16:51 # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Raiane Ferreira

Dando continuidade ao cumprimento da sua missão de fortalecer o corpo técnico da rede de saúde do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), diplomou nesta terça-feira (14), 41 novos médicos especialistas em diferentes áreas a partir do seu Programa de Residência Médica em Rede.

A solenidade ocorreu na sede da ESP e contou com a presença de gestores da Saúde do Ceará, supervisores e tutores do programa, além dos familiares dos formandos. A turma foi formada pelos profissionais que agora são especialistas em Ginecologia e Obstetrícia; Medicina de Emergência; Pediatria; Cirurgia, Psiquiatria; e Medicina de Família e Comunidade. 

O superintendente da autarquia, Luciano Pamplona falou da simbologia do encerramento de ciclo na carreira dos formandos e o valor deles para o Sistema de Saúde cearense. “Entregamos hoje profissionais mais sensibilizados, mais qualificados. O Estado, como um ente público, faz um investimento muito grande nessa qualificação, porque a nossa população precisa muito de vocês”, disse. 

Quanto tempo precisamos para sermos um especialista? A vida toda. E precisamos continuar aprendendo. Persigam isso, para vocês se manterem  sempre com um alto padrão de qualidade para que vocês ofereçam o que há de melhor para o paciente e seus familiares”, orientou Olivia Bessa, diretora de Educação e Extensão da ESP/CE.

Dirigindo-se diretamente aos formandos, a supervisora do programa de Ginecologia e Obstetrícia, Silvia Melo, ressaltou o sentimento de gratidão pela etapa concluída na vida dos médicos especialistas. “Hoje é o início de um novo tempo na carreira profissional de cada um de vocês. Ao concluírem a residência, muitas oportunidades de trabalho surgirão e o primeiro grande desafio é saber fazer escolhas. Que vocês tomem as melhores decisões, sempre considerando o que diz o coração de vocês”, finalizou a supervisora. 

Histórico

Lançado em 2012, o programa de Residência Médica em Rede da ESP/CE já formou cerca de 240 profissionais da Medicina em diversas especialidades. A iniciativa segue com turmas em andamento e com previsão para início de um novo grupo de especializandos em março de 2023. 

Durante o processo formativo da residência, o graduado em medicina desenvolve um treinamento em serviço, composto por 2.880 horas anuais em uma determinada especialidade, previamente escolhida e, progressivamente, adquire competências para exercício profissional qualificado.

Nos programas vinculados à  ESP/CE, a aprendizagem ocorre nas instituições de saúde da Rede Sesa sob supervisão de preceptores, que são os profissionais vinculados aos serviços e dotados de competência técnica e ética no acompanhamento das atividades dos residentes. 

OUÇA

A gerente de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Alciléa Carvalho, fala sobre a importância do Programa de Residência Médica em Rede