Reafirmando compromisso com equidade de gênero e educação em Saúde, Luciano Pamplona toma posse como superintendente da ESP/CE

14 de fevereiro de 2023 - 15:06 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Deborah Muniz | Raiane Ferreira

Solenidade foi realizada na sede da autarquia nessa segunda-feira (13)

Uma nova etapa na história da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foi oficialmente iniciada nessa segunda-feira (13). Em solenidade na sede do órgão, o biólogo e doutor em Ciências Médicas Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti assumiu o comando da autarquia para o quadriênio 2023-2026. O evento reuniu gestores, profissionais da Saúde e representantes da sociedade civil.

Durante o discurso, Pamplona ressaltou o alinhamento com as metas e os objetivos do Governo do Ceará, por meio da Sesa, apontando o corpo diretivo da autarquia, agora formado só por mulheres. A nova estrutura da Escola prevê quatro diretorias – Educação, Inovação e Tecnologia, Pós-Graduação em Saúde e Administrativo-financeiro.

Cada um dos cargos possui uma diretora à frente da área. São elas, respectivamente: Olivia Bessa, Alice Pequeno, Suzyane Barcelos e Selma Carvalho. As nomeações ainda aguardam publicação oficial.

O superintendente empossado refletiu sobre como a ESP/CE deve se articular política e institucionalmente para auxiliar a gestão estadual a melhorar indicadores da atenção básica cearense. “Precisamos nos reaproximar dos 184 municípios do Estado. Este é o papel mais importante da Escola: levar qualificação a nossos profissionais de saúde, de preferência onde eles estiverem, respeitando e reconhecendo o cenário local”.

Titular da Sesa, Tânia Mara Coelho reforçou o papel da Escola na regionalização da assistência

Representando o governador Elmano de Freitas, a titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, avaliou o avanço da instituição nos campos da Educação e da Ciência e Tecnologia em prol da política de Educação Permanente. “Uma das metas da nossa gestão é a interiorização, a descentralização e o fortalecimento da assistência. E não conseguimos isso se não tivermos uma atenção primária consolidada”, disse.

A secretária também destacou a rotina laboral desempenhada com leveza e alegria, atributos diferenciais, segundo ela, do novo superintendente. “Precisamos de felicidade, de trabalhar em paz. Coloco a Sesa à disposição. Não podemos seguir sem que a ESP/CE esteja junto com a gente”, afirmou.

Homenagem

A solenidade foi marcada, ainda, por uma homenagem ao gestor anterior da autarquia, Marcelo Alcantara. O médico intensivista recebeu uma placa em agradecimento à atuação junto à Escola no período de 2019 a 2022. Na ocasião, ele sublinhou o papel da ESP/CE no Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta é uma instituição estratégica, de destaque nacional. São poucos os estados brasileiros que têm uma Escola como a nossa. E, portanto, todos nós devemos cuidar dela”.

O superintendente empossado, Luciano Pamplona, assina o termo de posse na presença da secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara.

Também compuseram a mesa de honra da cerimônia: a professora do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE-CE), Ada Pimentel, e os deputados estaduais Larissa Gaspar, Gabriela Aguiar e Guilherme Landim.

Sobre o superintendente

Luciano Pamplona é biólogo formado pela Universidade Estadual do Ceará (2001), com especialização em Vigilância Epidemiológica pela ESP/CE (2003) e em Epidemiologia para Gestores de Saúde pela Johns Hopkins University/MS (2005). Tem mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Ciências Médicas pela mesma instituição (2009). É docente e membro do colegiado dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e em Patologia da UFC.

Pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), atua como professor da disciplina de Saúde Baseada em Evidências da Faculdade de Medicina (Famed/UFC) e na coordenação de Pesquisa e Extensão do curso de Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus). De 2000 a 2013, participou do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa.

Assista à íntegra da solenidade

OUÇA

O Superintendente empossado, Luciano Pamplona, fala sobre a simbologia da solenidade de posse e da organização da agenda de trabalho da ESP para os próximos meses.