ESP/CE participa de Simpósio Internacional Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão

8 de fevereiro de 2023 - 10:48 # # # #

com informações da Unifor Fotos: Débora Telles

O evento, que ocorre na Universidade de Fortaleza, reúne profissionais de respaldo nacional e internacional em programação que conta com palestras, mesa-redonda e capacitação em Elmo

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), participa do V Simpósio Internacional Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão. O evento ocorre nos dias 7, 8, 9 e 11 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor) e no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) da instituição.

A fisioterapeuta e analista de Simulação em Saúde da ESP/CE, Andrea Braide, participou do primeiro dia, mediando a mesa-redonda “Capacete Elmo: passado presente e futuro”, com o médico pneumologista Marcelo Alcantara. Ela também realiza a palestra “Fisioterapia do paciente com câncer de pulmão” na quinta-feira (9), às 20h. No sábado (11), entre 8h e 12h, as facilitadoras em Simulação da ESP/CE, Lara Sena e Débora Telles, realizam o “Rodízio de Práticas – Capacitação em Elmo”, uma atividade com treinamento de habilidades, no Nami.

“A capacitação com o capacete de respiração assistida Elmo traz a metodologia da simulação com o intuito de desenvolver habilidades, contribuir com a competência no manejo seguro e adequado do dispositivo e preparar todos os participantes do evento para uma necessidade futura de aplicação do capacete”, explica Rafael Dantas, gerente do Centro de Simulação em Saúde (CSS) da ESP/CE.

A fisioterapeuta e analista de simulação em saúde da ESP, Andrea Braide, participou do primeiro dia mediando a mesa redonda “Capacete Elmo: passado presente e futuro”

O Simpósio é promovido pela Fundação Edson Queiroz, por meio do curso de Medicina da Pós-Unifor, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da instituição e da parceria com a Universidade de Rouen, na França.