Diretoria de Inovação, Ciência e Tecnologia da ESP/CE assume gerências de Pesquisa e Extensão, e amplia atividades

8 de fevereiro de 2023 - 08:47 # # #

Texto: Juliana Marques | Foto: Raiane Ferreira


Antes, somente as áreas de Tecnologia e Informação integravam a estrutura; mudança visa ao fortalecimento do SUS no Ceará

Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), segue fortalecendo os campos de Inovação e Tecnologia com foco no aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Sob nova configuração, a Diretoria de Inovação, Ciência e Tecnologia da Escola (Ditec) vai incluir em seu escopo as gerências de Extensão em Saúde e de Pesquisa em Saúde. Antes, somente as áreas de Tecnologia e Informação integravam a estrutura.

Para a gestora da Ditec, Alice Pequeno, a ampliação vai ajudar a atender melhor às demandas da Saúde estadual. “A ideia é que os novos projetos de Inovação da Escola sejam ainda mais articulados, conforme as necessidades da Sesa”, afirma.

Gerente de Inovação e Tecnologias da autarquia, Sales Ávila destaca os benefícios de unir Inovação e Pesquisa. “É uma nova perspectiva do conhecimento científico. Quando trazemos a Extensão para perto de práticas inovadoras, a aplicação de ferramentas e estratégias fica mais próxima da população”.

Rede de Inovação Aberta em Saúde

A Rede de Inovação Aberta em Saúde (Rias) é outra frente da ESP/CE que se destaca. Idealizada e firmada por meio de parceria entre a autarquia e o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), a Rias é um projeto de apoio às ações de inovação, em um modelo de informação aberta, para dar respostas a problemas de saúde da população cearense.

Na Rias, pesquisadores, profissionais da Saúde e setor industrial poderão atuar conjuntamente no desenvolvimento de equipamentos e soluções tecnológicas como invenções, desenhos industriais e marcas, por exemplo.

Até o momento, 21 instituições assinaram o acordo técnico de cooperação da Rede. Entre elas, estão as universidades federais do Ceará (UFC) e do Cariri (UFCA), a Faculdade Rodolfo Teófilo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Primeira Infância (Iprede).

Com a nomeação da nova gestão da ESP/CE para o quadriênio 2023-2026, os trabalhos serão iniciados na prática.

Novos bolsistas

Ainda como parte do fortalecimento do setor, a Escola está com o edital 17/22 em curso para selecionar bolsistas de níveis superior e técnico. Os profissionais vão compor um banco de colaboradores para as áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Ciências Humanas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, Programação e Automatização de Sistemas.

“Assim que os projetos forem definidos e os recursos, alocados, vamos ter pessoas com a qualificação adequada para compor o grupo de colaboradores da nossa nova Diretoria da Inovação Ciência e Tecnologia”, enfatiza Alice Pequeno.

O certame está na fase de análise de currículos e do Plano de Ação enviados pelos participantes.