Residência Multiprofissional da ESP/CE apresenta nota técnica sobre processos de trabalho em Saúde da Família

3 de fevereiro de 2023 - 16:05 # # # #

Texto: Daniel Araújo Fotos: Raiane Ferreira

O programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou nesta sexta-feira (03), a apresentação do seu processo de trabalho do programa em Saúde da Família e Comunidade.

De acordo com a equipe organizadora do encontro, a ideia foi apresentar um documento orientador das ações dos residentes e supervisores nos seus respectivos campos de prática nos 22 municípios cearenses onde a Residência Multiprofissional atua hoje.

Ainda segundo os tutores, o objetivo da apresentação é o de reafirmar as competências e habilidades baseadas na colaboração interprofissional em saúde e integralidade do cuidado nos cenários de prática e suas atuais mudanças e necessidades formativas junto aos serviços.

“Buscamos equalizar e padronizar as ações do programa a partir desse documento orientador. A intenção é que eles possam trabalhar de forma paritária e igualitária em todos os municípios, apesar das particularidades presentes em cada território”, completou Nara Oliveira, tutora do Programa de Saúde da Família e Comunidade da ESP/CE.

A programação da tarde contou também com a palestra: “Mudanças, desafios e potencialidades na Estratégia Saúde da Família”, ministrada pela Mestra em Saúde Pública Raquel Nepomuceno. Após a exposição, o corpo pedagógico da Resmulti fez a leitura da nota técnica para os residentes e supervisores da residência que participavam de modo online da apresentação.