“Estudos qualitativos em saúde: avanços e desafios” é o tema do primeiro podcast “Cadernos ESP” de 2023

9 de janeiro de 2023 - 13:21 # # # # #

Texto: Juliana Marques | Arte gráfica: Rafael Medeiros

Já está disponível para acesso o primeiro episódio do ano do podcast Cadernos ESP. O programa é realizado pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Com o tema Estudos qualitativos em saúde: avanços e desafios, o novo episódio tem a participação de Olga Maria de Alencar. Ela é doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Saúde da Família pela ESP/CE.

Episódio

Durante os 40 minutos de programa, a convidada discorre sobre a produção de pesquisas qualitativas em saúde, traçando uma linha do tempo da metodologia: do surgimento, no início do século XIX, até a sua consolidação no campo do conhecimento.

De acordo com Olga Alencar, a origem e a evolução do estudo qualitativo são influenciados por duas vertentes antagônicas: as ciências exatas, mais utilizadas quando a técnica surgiu, e as sociais, no âmbito da interpretação.

“A gente sai de um modelo matemático para algo que vai mexer com a subjetividade. Na área da Saúde, o terreno é fértil para esse novo modo de fazer investigação, já que o objetivo da pesquisa qualitativa não é mensurar, mas compreender a vida nos territórios”, argumenta.

Podcast

Lançado em julho de 2021, o podcast Cadernos ESP leva o mesmo nome da revista científica da Escola. A iniciativa busca aproximar conhecimento, pesquisadores e sociedade, além de pautar temas sobre novidades e informações no escopo da produção científica e de atuar como um espaço formativo.

O programa pode ser ouvido em cinco plataformas de áudio: Amazon Music, Spotify, Pocket Casts, Google Podcasts e RadioPublic.