Projeto SMAPS da ESP/CE encerra atividades de 2022 e disponibiliza certificados

30 de novembro de 2022 - 15:19 # # # #

Texto: Juliana Marques | Foto: Raiane Ferreira

                                         Registro de um dos encontros do SMAPS, realizado em junho deste ano

Os cursos desenvolvidos pelo projeto “Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (SMAPS): avaliação, manejo e seguimento nos territórios” da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Sesa, foram encerrados neste ano letivo e os cursistas já podem pegar seus certificados, com exceção do curso avançado 1 (condições prioritárias na infância e adolescência), que foi finalizado em 20/11/2022.

As capacitações, que vêm em execução desde 2020, dialogam com os princípios da saúde mental e da atenção psicossocial comunitária e territorial, com o objetivo de contribuir para novas práticas e qualificação da assistência em saúde mental, álcool e outras drogas. 

O público principal do programa são os profissionais de nível superior da rede pública ou suplementar da saúde, que atuam na Atenção Primária (Estratégia Saúde da Família ou Núcleo Ampliado de Saúde da Família) ou na Rede de Atenção Psicossocial – Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Acolhimento (UAs), hospitais, ambulatórios, emergências e outros equipamentos relacionados.

No total, mais de 2.000 trabalhadores da saúde concluíram as formações do SMAPS-CE até agora. A expectativa é que em 2023 aconteça uma nova edição de todos os cursos, além do lançamento de novos temas como uso de substâncias, manejo de problemas, entre outros. 

Certificações

Todos os certificados são entregues de maneira física na Secretaria Escolar da ESP/CE, após trinta ou sessenta dias da aprovação no curso.

O coordenador do projeto, André Tavares, reforça ainda: “Todos os cursos são cadastrados como básicos e, portanto, com certificados independentes, não sendo possível compilar os documentos em outros formatos de carga horária”. 

Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail autosmapsce@gmail.com ou no site Esp Virtual