Ortopedistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais participam de capacitação em órteses e próteses na ESP/CE
25 de novembro de 2022 - 13:02 #curso #escola de saúde pública do ceará #Órteses e Próteses
Texto: Juliana Marques | Fotos: Elon Nepomuceno

Cerca de 30 profissionais da saúde estão inscritos e vão participar da capacitação, que segue até fevereiro de 2023
A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues(ESP/CE), autarquia da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), por meio da Gerência de Educação Profissional em Saúde (GEPRO), realiza o curso de Aperfeiçoamento em Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção, na modalidade presencial. A capacitação iniciou nesta sexta-feira (25) e segue até fevereiro de 2023.
De acordo com a coordenadora do curso, Lucileide Gomes, o principal objetivo da capacitação é garantir uma prescrição e utilização adequada dos equipamentos e promover a oferta qualificada dos recursos de Tecnologia Assistiva (TA) para profissionais que atuam nos Centros Especializados em Reabilitações (CERs) e nas Policlínicas. Esses locais passaram a assumir, desde o ano passado, o processo de concessão de Órteses e Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMs) ao usuário do SUS.
“Nós queremos qualificar esses profissionais para que a prescrição, orientação e a reabilitação dos pacientes ocorra de modo mais eficiente, já que os especialistas dessas unidades ainda não atuavam com essas concessões”, explica Lucileide.
Na programação da manhã, falaram sobre o fluxo de prescrição e concessão de OPMs as assessoras técnicas da Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência e outras Necessidades Essenciais (CEDEF) da Sesa, Rossana Ferreira Gomes Meira e Érika Marques Nobre. Já a assessora técnica da Coordenadoria de Políticas Intersetoriais (COPIS/SEPOS), Rebeca Bandeira, falou sobre o Programa Cuidar Melhor.
Também participam da programação desta sexta-feira, Francisco Marcos Rodrigues, pessoa com baixa visão, falando sobre o tema “Acessibilidade na perspectiva da Pessoa com Deficiência” e a modelo e embaixadora do Método Reabilitação Ativa com Prótese (RAP), Daiane Rodrigues Ferreira.
Capacitação
Ao longo desses três meses, o foco estará nos aspectos referentes às etapas que envolvem o acesso das pessoas com deficiência a produtos ortopédicos como palmilhas, sapatos, coletes, próteses, órteses e os dispositivos auxiliares de locomoção (muletas, bengalas e cadeiras de rodas), assim como recursos de tecnologias assistivas para atividades de vida diária.
Para a fisioterapeuta Evanize Leandro, que atua na Policlínica de Quixadá, o curso vai ajudar muito, pois atualmente ela já utiliza o programa de OPMs. “Na própria graduação ainda não tinha essa cadeira, e como já trabalho no setor com esses equipamentos, preciso de informações mais aprofundadas”, disse.
O curso tem duração de 180 horas e vai acontecer quinzenalmente, sempre às quintas, sextas e sábados, nos mini auditórios ou salas do anexo da ESP/CE. Nesta sexta-feira, por se tratar da abertura da programação, as aulas estão sendo ministradas no auditório principal.
Serviço
Curso de Aperfeiçoamento em Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção
Quando: De 25/11 a Fevereiro de 2023
Onde: Escola de Saúde Pública do Ceará