“Minha Primeira Copa do Mundo”: turma de residentes da ESP/CE realiza ensaio fotográfico com bebês do Hospital César Cals

22 de novembro de 2022 - 16:29 # # # #

Texto: Wescley Jorge | Fotos: Thiago Freitas


Ensaio fotográfico busca proporcionar momentos de humanização, contribuindo para o fortalecimento do vínculo materno e para a construção de memórias afetivas

A dois dias de estrear na Copa do Mundo, no Catar, o Brasil ganhou um reforço especial: um time de recém-nascidos internados no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A “seleção” é formada por bebês – e suas respectivas mães – do alojamento conjunto e da enfermaria em que puérperas e filhos permanecem unidos.

O ensaio fotográfico Minha Primeira Copa do Mundo, realizado nesta terça-feira (22) pela Residência em Enfermagem Obstétrica da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com o HGCC, busca proporcionar um momento de celebração e humanização para as puérperas e os pequenos, contribuindo para o fortalecimento do vínculo materno e para a construção de memórias afetivas – apesar do contexto de hospitalização.

A vendedora Flaviana Sabino, de 33 anos, ficou animada por participar da atividade com o filho Miguel, nascido na 35ª semana. “Eu fiquei muito feliz, até porque faz três meses que estou aqui no hospital. É a primeira foto dele do hexa. Com certeza, Miguel vai trazer muita sorte”, diz.


Flaviana Sabino está confiante de que o nascimento de Miguel trará sorte para o Brasil conquistar o hexa

Para Andrea Oliveira, supervisora-geral da residência, a iniciativa propõe-se a ressignificar o período de internação. “Buscamos criar um ambiente com acessórios e decorações temáticas nas cores da seleção brasileira de futebol. Com isso, criar memória desse momento e fazer o registro fotográfico para que fique de lembrança para todos da família”, afirma.

A primeira sessão de fotos reuniu 30 bebês e foi autorizada pelas mães. Foram utilizados camisas, gorros, tiaras, pompons, faixas do hexa, bandeirinhas, dentre outras peças. Durante os cliques, um som que simula o interior do útero foi reproduzido para dar mais tranquilidade aos pequenos.